Geral

Delegacia Virtual inaugura registro de BO referente a acidente de trân

delegacia virtual BOs acidentes sem vítimas

Segunda - 19/11/2012 às 09:11



 A Comissão de Modernização da Polícia Judiciária (CMPJ) e a Agência de Tecnologia da Informação (ATI) anunciaram novo registro de ocorrência disponível na Delegacia Virtual. Trata-se do registro de acidente de trânsito sem vítima, no qual as colisões e os abalroamentos, cujos boletins não necessitem de descrição detalhada dos fatos e não houver vítima lesionada, poderão ser consignados em BO da Delegacia Virtual.

"A inovação foi fruto de meses de trabalho e aperfeiçoamento de toda a equipe da Comissão de Modernização da Polícia Judiciária, da Gerência de Administração de Recursos de Informática da Secretaria de Segurança Pública, contando com a valiosa parceria dos Analistas de Sistema da ATI e, ainda, com a experiência adquirida pelos policiais civis que atuam na Delegacia Virtual, cujo sistema foi testado incansavelmente, até ser disponibilizado ao público nesta sexta-feira (16)", assim explicou Paulo Henrique Ferreira, Escrivão de Polícia e Coordenador Executivo da CMPJ.

Segundo o Delegado João Paulo de Lima, presidente da Comissão de Modernização da Polícia Judiciária, e Delegado Titular da Delegacia Virtual, "Esta é mais uma facilidade dispensada ao internauta que poderá registrar seu boletim de acidente de trânsito sem vítima pela Delegacia Virtual, economizando tempo e sem precisar se deslocar até a delegacia", explica o delegado.

João Paulo de Lima explica ainda que os acidentes de trânsito com vítima lesionada, ocorridos em Teresina, devem ser registrados na Delegacia de Repressão aos Crimes de Trânsito, enquanto tais acidentes ocorridos fora da Capital deverão ser registrados na área de circunscrição do fato, geralmente na delegacia de polícia mais próxima do local do fato. "Os Boletins de Ocorrência, referentes a acidente de trânsito sem vítima, nos quais não há necessidade de detalhamento dos danos causados e das circunstancias do fato, podem opcionalmente ser registrados na delegacia mais próxima do local da ocorrência", afirma o delegado.

Nova interface

Na última sexta-feira, 16, uma nova interface para a Delegacia Virtual foi inaugurada. Nela, há opção para o registro de perda, inutilização ou extravio de documento ou objeto e a recém inaugurada opção de registro de acidente de trânsito sem vítima. Também há campo específico para Ouvidoria e um manual de auxílio detalhado disponível na opção Ajuda.

Dados estatísticos

Criada em 18/01/2012, a Delegacia Virtual já registrou 19.500 BOs relativos a perda, extravio ou inutilização de documentos e objetos, o que representa o percentual de 43% de todos os BOs, da mesma natureza, registrados nas demais unidades da Polícia Civil do Estado do Piauí. Este percentual deverá aumentar sobremaneira, considerando a recente disponibilização, na Delegacia Virtual, do registro de BO referente a acidente de trânsito sem vítima.

Vale lembrar que a Delegacia Virtual é uma comodidade do cidadão piauiense. Resulta dizer que os Boletins de Ocorrência, registráveis nesse sistema, também continuam podendo ser registrados nas demais delegacias da polícia civil.

Sobre os principais benefícios da Delegacia Virtual disse, finalmente, o Delegado João Paulo, "Além de relevante instrumento de maior aproximação entre o cidadão piauiense e a polícia, a Delegacia Virtual constitui medida de incalculável valor no sentido de liberar os policiais civis, antes muito comprometidos com registro de BO de natureza não criminal, para a realização de importantes tarefas de investigação policial visando à elucidação do crime, além de outras, não menos relevantes, referentes ao desempenho das atividades de Polícia Judiciária." Arrematou o Delegado João Paulo.

Fonte: polícia civil

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: