Polícia

Sindicato de Delegados reage à divulgação de vídeo pela OAB-PI

Sexta - 04/08/2017 às 12:08



Foto: Reprodução/facebook Vídeo mostra discussão entre delegado e advogados
Vídeo mostra discussão entre delegado e advogados

A divulgação de um vídeo [editado] pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Chico Lucas, nas redes sociais ontem (3) à noite, esquentou o clima entre a OAB-PI e Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do Piauí (Sindepol). Nas imagens, aparecem dois advogados sendo agredidos pelo delegado José de Anchieta Pontes, durante o depoimento de um acusado, na Central de Flagrantes de Teresina, na manhã de sexta-feira (28/7/2017).

No vídeo, aparece o delegado cumprimentando o advogado que chega para acompanhar o depoimento de um cliente. O vídeo é cortado. Nas imagens seguintes, o delegado já aparece batendo na mesa e empurrando um dos advogados dentro da sala onde acontecia um depoimento. O outro advogado intervem. A confusão prossegue do lado de fora, quando José de  Anchieta chega a puxar a pistola da cintura para intimidar os advogados. Os dois irmãos levantam as mãos para mostrar que estão desarmados. E são retirados do recinto por um policial civil.

Depois da grande repercussão na mídia, a Delegacia Geral de Polícia Civil do Piauí informou que já existe um inquérito para apurar o suposto abuso de autoridade por parte do delegado ou se esse apenas reagiu à provocação dos advogados Leonardo e Renato Queiroz, que são irmãos. As imagens das câmeras de segurança instaladas na Central de Flagrantes foram anexadas ao inquérito.

Além do vídeo, Chico Lucas escreveu: "a OAB-PI e os advogados não tolerarão condutas autoritárias e abusivas praticadas por agentes policiais".

Delegada Andrea Magalhães
Presidente do Sindepol, Andrea Magalhães

Em nota, o Sindepol reagiu afirmando que o vídeo foi editado. O sindicato diz que respeita a OAB, tem uma boa relação com os advogados, mas que não admite excessos contra delegados, principalmente, quando essa falta de respeito acontece dentro de uma unidade da Secretaria de Estado da Segurança. O Sindepol vai entrar com uma representação contra os advogados no Conselho de Ética da OAB.

A Federação Nacional dos Delegados de Polícia Civil também manifestou integral apoio à defesa institucional da legalidade empreendida pelos Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do Piauí em defesa do delegado José de Anchieta Pontes. 

Confira o vídeo:

Fonte: Cintia Lucas

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: