Geral

Definidos esquema de trânsito para a Parada da Diversidade

definido esquema segurança parada diversidade

Terça - 14/08/2012 às 23:08



A segurança e as intervenções no trânsito, necessárias para a realização da Parada da Diversidade, foram definidas após reuniões entre o Grupo Matizes, a Polícia Militar e a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans). A festa vai acontecer no dia 1º de setembro, sábado, e a expectativa é receber quase 65 mil pessoas na Avenida Raul Lopes, zona Leste de Teresina.

Em reunião com o Grupo Matizes, a Polícia Militar garantiu a presença de efetivo para patrulhar a Avenida Raul Lopes no dia do evento. A área do Complexo Turístico da Ponte Estaiada, por exemplo, onde haverá um show com cantores piauienses após os desfiles, vai contar com cerca de 40 policias fazendo a segurança.

“Vamos disponibilizar viaturas e motocicletas para que policiais se posicionem nos principais acessos ao local da festa. Contaremos também com a patrulha da Cavalaria da PM”, explica o coronel Jorge Felipe, coordenador do Gerenciamento de Crise da Polícia Militar do Piauí, que participou da reunião.

Marinalva Santana, membro da diretoria do Grupo Matizes, destaca que também serão contratados mais 20 seguranças particulares. Pela primeira vez, a Parada da Diversidade vai acontecer durante um sábado e a expectativa da organização é de que o número de participantes seja superior ao de 2011, quando cerca de 50 mil pessoas estiveram presentes na Avenida Raul Lopes.

Já a Strans aprovou a proposta do Grupo Matizes de promover uma ação educativa junto ao público da Parada da Diversidade. O objetivo é tentar diminuir os índices de violência no trânsito. Nesta terça-feira (14), a partir das 8h30 da manhã, uma nova reunião no Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI) vai traçar as estratégias da campanha, que também contará com a parceria da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Outro ponto de debate com a Strans foram as alterações no trânsito das imediações da Raul Lopes para a realização do evento. Pelo segundo ano consecutivo, a avenida será palco da Parada da Diversidade. “A Strans se comprometeu também com o disciplinamento do trânsito, que necessariamente sofrerá modificações no dia da festa”, destaca Marinalva Santana.

A Parada da Diversidade encerra a 8ª Semana do Orgulho de Ser, que este ano acontece entre os dias 26 de agosto e 1º de setembro. A participação do público em qualquer uma das atividades da programação é gratuita. Nas mesas redondas e debates, a temática central será “Saúde e Diversidade: Múltiplos Olhares”. A exibição de filmes e a realização de atividades esportivas completam a programação.

Fonte: assessoria

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: