Municípios

Defesa Civil inicia limpeza de açudes e barragens no Piauí

Objetivo é garantir o acumulo maior de água nos reservatórios do semiárido

Quinta - 02/11/2017 às 15:11



Foto: Defesa Civl Máquinas fazem a limpeza dos reservatórios no interior do Piauí
Máquinas fazem a limpeza dos reservatórios no interior do Piauí

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec), em parceria com os municípios da região, iniciou a recuperação e limpeza de açudes e pequenas barragens.  O objetivo é garantir o acumulo do maior volume possível de água nos pequenos reservatórios do semiárido piauiense, A parceria ocorre com a cessão temporária do maquinário da Sedec para que as Prefeituras executem a revitalização dos reservatórios.

Os trabalhos foram iniciados nesta semana, com a limpeza do açude do bairro São Pedro, em Coronel José Dias, e devem se estender aos demais municípios nos próximo meses, obedecendo a demanda apresentada pelas Prefeituras e a quantidade de máquinas disponíveis.

De acordo com o secretário de Estado da Defesa Civil, Hélio Isaias, no semiárido existem vários reservatórios com a capacidade de captação de água prejudicada devido à falta de limpeza.

“No estado, principalmente no semiárido, temos vários reservatórios que foram construídos para abastecer os municípios e que nos primeiros anos após a construção atendiam a demanda esperada, mas com o passar do tempo observamos que a quantidade da água acumulada diminuía. Uma das causas dessa diminuição é a falta de limpeza dos mananciais, por isso, em parceria com os municípios, vamos fazer a revitalização deles, visando aumentar a capacidade de armazenamento dos mesmos”, destaca o Secretário. 

Estradas nos Cerrados 

No início do segundo semestre deste ano, a Secretária de Estado da Defesa Civil firmou uma parceria na mesma modalidade com os produtores dos municípios de Uruçuí, Baixa Grande do Ribeiro, Ribeiro Gonçalves e Santa Filomena para a recuperação de trechos das estradas dos Cerrados Piauienses e garantir maior comodidade no escoamento da safra de grãos produzida na região.
Limpeza dos reservatórios no interior do Piauí
Açude do bairro São Pedro, em Coronel José Dias

Máquinas fazem a limpeza dos reservatórios no interior do Piauí
Limpeza dos reservatórios no interior do Piauí

Fonte: Defesa Civil

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: