Defensoria Pública integra Justiça Itinerante na Vermelha

A ação prossegue até a quinta-feira (09) com distribuição de 100 senhas diariamente.


População compareceu ao primeiro dia do atendimento

População compareceu ao primeiro dia do atendimento Foto: Lázaro Lemos

A Defensoria Itinerante da DPE-PI iniciou, nesta segunda-feira (6), mais uma participação na Jornada Justiça Itinerante. O atendimento ao público é realizado no Conselho Estadual da Cultura, na rua Treze de Maio, nº 1553, bairro Vermelha.

No primeiro dia da ação, nesta segunda-feira, estiveram presentes ao local, o diretor da Defensoria Itinerante, defensor público Afonso Lima da Cruz Júnior e as defensoras públicas Ana Cristina Carneiro de Melo, Ana Teresa Ribeiro da Silveira e  Karolyne Duarte Chaves Ellery Barreira.

A jornada segue até a quinta-feira (9), com distribuição de 100 senhas diárias, sendo que na sexta-feira (10), será feita a entrega das documentações que os juízes integrantes da ação conseguirem concluir. O excedente é sempre disponibilizado para a população na semana seguinte, na sede da Justiça Itinerante, no Tribunal de Justiça do Estado do Piauí.

A equipe da Defensoria Itinerante presta atendimento e orientações sobre reconhecimento de paternidade, serviços de  retificação de registro civil de nascimento, suprimento de óbito, divórcio consensual, homologação de acordo de pensão alimentícia, restauração de assento de nascimento, reconhecimento e dissolução de união estável, entre outros considerados ações de natureza consensual.

O diretor da Defensoria Itinerante, Afonso Júnior, diz que é esperado um crescimento em relação ao serviço prestado pela Itinerante. “A expectativa é a melhor possível porque, a cada jornada, observamos que a demanda cresce cada vez mais. É um trabalho já consagrado aqui no estado do Piauí. Hoje mesmo, no primeiro dia, registramos um número expressivo de pessoas para resolver essas demandas de menor complexidade. Esperamos que durante todo o ano tenhamos sucesso, como já vem sendo anteriormente para consagrar esse trabalho que continua agraciando a população do Piauí”, afirma o defensor.

"Entendo que a participação junto à Justiça Itinerante é um importante instrumento de aproximação da Defensoria à comunidade. Uma excelente oportunidade de contribuir para o exercício de direitos de forma célere, eficiente e satisfatória, tanto do ponto de vista do cidadão, que se sente ouvido e efetivamente assistido, quanto das instituições que têm como missão garantir o acesso à Justiça em todas as suas dimensões", afirma  Ana Teresa Ribeiro da Silveira.

Justiça Itinerante

A Jornada Justiça Itinerante é desenvolvida pelo Tribunal de Justiça do Piauí e tem a DPE-PI como parceira. A Defensoria Itinerante da DPE-PI conta, além da direção do defensor público Afonso Lima da Cruz Júnior, com a coordenação da defensora pública Paula Batista da Silva, tendo ainda em seus quadros os defensores públicos Arilson Pereira Malaquias, na 1ª Defensoria Pública Itinerante e o defensor público Francisco Cardoso Jales, na 2ª Defensoria Pública Itinerante.

Fonte: Governo do Estado

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: