Geral

Defensoria Pública do Piauí apoia Campanha do Laço Branco

Ações Violência Doméstico Piauí Defensora Laço Branco

Segunda - 06/06/2016 às 15:06



Foto: Marcelo Cardoso Defensoria Pública Geral do Estado do Piauí - DPE
Defensoria Pública Geral do Estado do Piauí - DPE
A Defensoria Pública do Estado do Piauí adere e apoia a Campanha Laço Branco, que é voltada para o público masculino e trata sobre o combate à violência doméstica.

A Campanha Brasileira do Laço Branco tem como objetivo sensibilizar, envolver e mobilizar os homens no engajamento pelo fim da violência contra a mulher. As atividades são desenvolvidas em consonância com as ações dos movimentos organizados de mulheres e de outras representações sociais que buscam promover a equidade de gênero, por meio de ações em saúde, educação, trabalho, ação social, justiça, segurança pública e direitos humanos.

A defensora pública geral, Hildeth Evangelista, afirma que a seriedade do tema impõe um posicionamento pontual de entidades, organizações e instituições. ”A Defensoria Pública do Estado do Piauí, como Instituição voltada para a garantia de direitos, não pode fugir à sua história e está engajada no combate à violência em todos os níveis, especialmente nesse momento em que a violência contra a mulher, mais precisamente a mulher adolescente, ganha proporções inaceitáveis no país. Conscientizar se faz necessário para que cada vez mais esse tipo de violência não assombre as mulheres não só no Piauí, mas em todo o país”, diz Hildeth.

“É preciso debater e combater a violência contra a mulher em todos os lugares, nos círculos de convivência, no ambiente profissional e familiar, nas rodas de amigos. Homens e mulheres devem se posicionar, pois é uma luta de todos. Nisso, consiste a grande importância da campanha do Laço Branco, na qual os homens demonstram que também “vestem essa camisa”. Da mesma forma, a Defensoria Pública, como instituição que promove e garante a todos e a todas o acesso aos direitos humanos, não pode deixar de apresentar sua adesão ao movimento”, ressalta a coordenadora do Núcleo Especializado de Defesa da Mulher em Situação de Violência, defensora pública Lia Medeiros.

Laço Branco

A Campanha surgiu a partir de um triste episódio. No dia 6 de dezembro de 1989, um rapaz de 25 anos (Marc Lepine) invadiu uma sala de aula da Escola Politécnica, na cidade de Monteral, Canadá, ordenou que os homens se retirassem e assassinou a tiros 14 mulheres gritando “você são todas feministas!?”. Em seguida, suicidou-se, deixando uma carta na qual afirmava que havia tomado a atitude por não suportar a ideia de ver mulheres estudando engenharia, um curso que, segundo ele, é tradicionalmente dirigido ao público masculino.

O crime mobilizou a opinião pública de todo o país. Assim, um grupo de homens do Canadá decidiu se organizar para dizer que existem homens que cometem a violência contra a mulher, mas existem também aqueles que repudiam essa atitude. Eles elegeram o laço branco como símbolo e adotaram como lema: jamais cometer um ato violento contra as mulheres e não fechar os olhos frente a essa violência.

Foi então lançada a primeira Campanha do Laço Branco (White Ribbon Campaign): homens pelo fim da violência contra a mulher. Nas duas últimas décadas, a Campanha já foi implementada em diferentes países. No Brasil, o lançamento oficial foi realizado em 2001. A campanha desenvolve diferentes atividades para envolver os homens nas ações pelo fim da violência sexista, para isso utiliza estratégias de comunicação em rede e sensibilizações comunitárias, sobretudo com jovens do sexo masculino. As ações são realizadas em parceria com diferentes instituições, particularmente organizações do Movimento de Mulheres. As atividades são realizadas ao longo de todo o ano, sempre objetivando o fim da violência contra as mulheres.

Dados da Campanha: http://institutopapai.blogspot.com.br/

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: