Cidade

Defensoria atende 136 pessoas na Ação Global no Parque da Cidadania

A ação foi coordenada pelo diretor da Defensoria Itinerante e contou com a participação da defensora pública geral.

Domingo - 28/05/2017 às 12:05



Foto: Lázaro Lemos Equipe da Defensoria Itinerante em atendimento na Ação Global
Equipe da Defensoria Itinerante em atendimento na Ação Global

A Defensoria Itinerante da Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE-PI) realizou 136 atendimentos durante participação na Ação Global realizada pelo Serviço Social da Indústria do Piauí (Sesi-PI), no Parque da Cidadania, ontem (27).

A ação foi coordenada pelo defensor público Afonso Lima da Cruz Júnior, diretor da Defensoria Itinerante, e contou com a participação da defensora pública geral,  Francisca Hildeth Leal Evangelista Nunes; do subdefensor público geral, Erisvaldo Marques dos Reis; da chefe de Gabinete da DPE-PI,  Patrícia Ferreira Monte Feitosa; e da equipe da Defensoria Itinerante e administrativa da Defensoria Pública.

Durante toda a manhã, a equipe da Defensoria Itinerante prestou informações sobre reconhecimento de paternidade, serviços de retificação de registro civil de nascimento, suprimento de óbito, divórcio consensual, homologação de acordo de pensão alimentícia, restauração de assento de nascimento, reconhecimento e dissolução de união estável, todos de natureza consensual.

“Fico muito satisfeito com essa participação. Acho que é de grande valia para a Defensoria Pública porque divulga nosso trabalho e trata-se de um evento que nos aproxima cada vez mais da população carente, que é nosso objetivo primordial, mostrando os trabalhos desenvolvidos por nossa instituição, não só pela Itinerante, mas também pelos Núcleos Especializados e demais setores que atendem tanto na capital como no interior do estado. Aqui a procura está sendo grande e estou extremamente satisfeito, porque verificamos que a população já conhece o trabalho da Defensoria Pública. Temos grandes instituições com stands ao nosso lado e as pessoas buscam muito mais o nosso atendimento. Isso nos impulsiona cada vez mais a continuar nosso trabalho, porque mostra que a Defensoria tem credibilidade junto à população carente do Piauí”, afirmou  Afonso Júnior.

O subdefensor público geral também externou a satisfação em participar. “É muito importante participar da Ação Global, que é um evento gigantesco no estado e no Brasil como um todo. É uma oportunidade de estar cada vez mais próximo da população. Constatamos aqui que uma grande quantidade de pessoas procurou a Defensoria para obter informações, oportunidade em que foram esclarecidas dúvidas e feitos os eventuais encaminhamentos e, quando foi o caso, o direcionamento para outros órgãos. Aproveitamos para parabenizar o Sesi, em parceria com a Globo e TV Clube, pelo importante momento oferecido à população com a prestação de vários serviços. Nós da Defensoria Pública estaremos sempre prontos para participar de ações como essa”, disse Erisvaldo Marques.

A defensora pública geral reafirmou o papel da Defensoria em garantir o acesso irrestrito à Justiça, especialmente às pessoas mais vulneráveis. “Para a nossa instituição, participar da Ação Global representa mais uma oportunidade de prestação de serviços, notadamente ao nosso público-alvo, formado pela parcela mais vulnerável da população. O Sesi está de parabéns por essa boa iniciativa. Constatar que as pessoas procuram mais as orientações da Defensoria em um evento que conta com tantos parceiros capacitados. Para nós, é motivo de muito orgulho porque nos credencia a falarmos que estamos trilhando o caminho certo para o desenvolvimento de nossas ações”, destacou Hildeth Evangelista.

A passadeira Patrícia Lopes da Silva buscou orientações sobre ação de alimentos. “Eu já conheço o trabalho da Defensoria por conta dos bons resultados alcançados por pessoas próximas a mim. Hoje fui esclarecida e na segunda-feira já vou procurar a Defensoria para fazer valer os direitos do meu filho”, afirmou Patrícia.

Josemiro Cunha Alves afirmou estar satisfeito com as orientações recebidas. “Realmente as pessoas aqui sabem dizer direitinho com a gente deve proceder. Isso é um grande alívio”, disse Cunha.

A 24ª edição da Ação Global teve como tema “Qualidade de Vida para a Família”.

Fonte: Governo do Estado

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: