Cidade

Defensoria adere à Campanha do Laço Branco de combate à violência contra mulheres

A assinatura, realizada na sala do Conselho Superior da Defensoria, representou a adesão à Campanha do Laço Branco 2016

Sábado - 26/11/2016 às 00:11



Foto: Ascom Laço Branco
Laço Branco

Com a presença de significativo número de defensores públicos, aconteceu nesta sexta-feira (25), Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher, na Sala do Conselho Superior da DPE-PI, a assinatura do Termo de Cooperação entre a Defensoria Pública do Estado do Piauí e a Coordenadoria Municipal de Políticas para Mulheres (CMPM), visando parceria na execução e elaboração de ações voltadas para o enfrentamento da violência de gênero. A assinatura, realizada na sala do Conselho Superior da Defensoria, representou a adesão à Campanha do Laço Branco 2016, que tem por objetivo sensibilizar, envolver e mobilizar os homens em ações pelo fim de todas as formas de violência contra a mulher.

Segundo a coordenadora Municipal de Políticas para Mulheres, Marcilane Gomes Batista, a Campanha do Laço Branco já faz parte das ações da Coordenadoria desde o ano de 2014, quando ocorreu a adesão formal. “Estamos mobilizando cada vez mais Instituições, marcando o enfrentamento da violência contra as mulheres que perspassa pela conscientização dos homens. Trata-se de um processo interessante e desafiante, pois leva a uma abordagem do público que normalmente é visto como o potencial agressor, por isso mostramos a eles que a partir de uma mudança de comportamento conseguimos alcançar o objetivo. O impacto tem sido muito positivo e tem contribuído significativamente para desconstruir essa cultura machista e sexista”, disse.

A coordenadora explica que desde 2014 a Campanha tem conseguido mobilizar número significativo de homens e que cada vez mais Instituições estão aderindo, como o Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, os Correios, a Secretaria de Assistência Social e agora a Defensoria Pública. “Também procuramos buscar as Instituições que têm número significativo de homens. Realizamos um interessante trabalho junto aos garis das SDUs, por exemplo. Mais de 1.500 homens já foram mobilizados nessa iniciativa”, afirma Marcilane Gomes.

A coordenadora do Núcleo Especializado de Defesa da Mulher em Situação de Violência da Defensoria Pública, Lia Medeiros do Carmo Ivo, se manifestou agradecendo o atendimento ao chamado por parte dos defensores públicos. “Está sendo um dia bastante simbólico por ter inicio os 16 dias de ativismo e também por ser o Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher. Estamos firmando um compromisso, mas é preciso entender que o trabalho está apenas começando e só será possível com a colaboração dos colegas. É necessário que os homens tomem a frente. Temos um plano de trabalho  que deverá ser coordenado por um homem. Essa campanha surgiu a partir de um evento absurdo que aconteceu no Canadá, onde um estudante de engenharia matou 14 colegas mulheres por não conceber o público feminino dentro do curso de engenharia. Isso sensibilizou os demais colegas que resolveram assumir o compromisso de lutar contra o fim da violência contra a mulher. A aquisição do laço em si é uma simbologia, representa um compromisso masculino. Hoje é mais do que tudo um convite para o engajamento de todos vocês”, disse.

A defensora pública geral,  Francisca Hildeth Leal Evangelista Nunes, afirmou que  adesão formal à Campanha do Laço Branco é um passo significativo para a Defensoria. “Estamos reforçando a nossa missão Institucional de promover Direitos Humanos e nada mais importante que a valorização dos direitos da mulher. Nossa Instituição é composta por muitas mulheres, tivemos muitas gestoras e o diferencial dessa Campanha é que os protagonistas são nossos colegas homens, que terão a missão de conscientizar nossos defensores, servidores, estagiários e principalmente nossos assistidos. Aderindo à Campanha a Defensoria vem reforçar essa trincheira, buscando   que a mulher seja cada vez mais respeitada como mulher”, afirmou.

O coordenador do Núcleo especializado de Direitos Humanos da DPE-PI,  Igo Castelo Branco Sampaio se manifestou parabenizando a iniciativa. “É muito importante a desconstrução desse tipo de violência, dessa masculinidade que inclusive pode ser reproduzida sem a pessoa nem ter a consciência. Por isso reforço a responsabilidade  tanto da rota interna como externa de ação da Campanha, acho que estamos assumindo aqui o compromisso de ter uma Defensoria melhor e estamos à disposição para cumprir esse compromisso”, disse.

O presidente da Associação Piauiense de Defensores Públicos, João Batista Viana do Lago Neto, também se manifestou. “É preciso entender que a violência contra a mulher vai além da física. Existem dados como o que quase 90% dos homens acredita que a responsabilidade para deixar a casa em ordem ou a manter o casamento é da mulher, são dezenas de comportamentos como esse que estão internalizados que realmente nos causam a necessidade de reflexão. Quero aqui colocar a APIDEP à disposição para abraçar a Campanha e colaborar no que for possível, esperando que tenha resultados efetivos e vá além do ato formal de assinatura do Termo”, afirmou.

Durante o evento a coordenadora Municipal de Políticas para Mulheres apresentou  as ações da Coordenadoria no enfrentamento à violência contra a mulher. A coordenadora do Núcleo da Mulher da DPE-PI, também apresentou vídeo incentivando o enfrentamento à violência contra a mulher.

O Termo de Cooperação assinado entre a Defensoria e a CMPM garante o desenvolvimento de ações voltadas para funcionários e funcionárias, assistidos e assistidas pela DPE-PI, tendo o intuito de sensibilizar, envolver e mobilizar essas pessoas, buscando o  fim de todas as formas de violência contra a mulher e sobretudo a igualdade de gênero. A assinatura do Termo faz parte dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, uma mobilização anual, praticada simultaneamente por diversos atores da sociedade civil e Poder Público engajados no enfrentamento que já conquistou a adesão de cerca de 160 países.

Fonte: Ängela Ferry

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: