Esportes

Darlan bate recorde e vai à final em 3º no arremesso de peso

O catarinense de 145kg e 188m de altura precisou apenas de uma tentativa para superar a marca

Quinta - 18/08/2016 às 13:08



Foto: wp.clicrbs.com.br Darlan Romani
Darlan Romani

A estreia de Darlan Romani em Olimpíadas foi bem curta, mas já impressionante nesta quinta-feira, no Rio de Janeiro. O catarinense de 145kg e 188m de altura precisou apenas de uma tentativa para superar a marca de classificação para a final do arremesso do peso no Engenhão. De quebra, bateu também o recorde brasileiro da prova. Ele mandou a bola de 7,26kg de chumbo a 20,94m de distância - a marca de classificação automática era 20,65m.

- A gente esperava passar para a final. Sem muito esforço, sem muito gasto de energia, como a gente conseguiu. Eu estou bem, concentrado também. Agora acalmar a cabeça e acalmar o corpo para a final - disse Darlan, que disputa a decisão ainda nesta quinta-feira, às 20h30.

Dos 12 finalistas, somente seis atletas garantiram a classificação com a marca automática (20,65m). Darlan conseguiu a terceira posição, atrás do americano Ryan Crouser (21,59m) e do neozelandês Tom Walsh (21,03m). A tendência é que o brasileiro precise melhorar a marca novamente para chegar ao pódio na final.

- Estamos cumprindo objetivo. É isso que importa para a gente e vamos seguir firme de noite. Vamos deixar acontecer. O melhor que vier, vai dar tudo certo. É bom todo mundo torcendo e ajudando a gente. Convidar pessoal para a noite.

Darlan tem o recorde brasileiro desde 2012. De lá para cá, quebrou a marca tantas vezes que nem sabe exatamente quantos recordes nacionais conseguiu. Ele vinha superando a marca seguidas vezes no começo de 2015, quando alcançou 20,90m. O atleta não estava conseguindo se aproximar da marca neste ano, até o primeiro arremesso no Engenhão.

O catarinense é treinado pelo cubano Justo Navarro e teve intercâmbio no país caribenho em sua preparação para os Jogos do Rio. O treinamento também incluía manter o peso de 145kg. Nada de emagrecer. O físico ajuda na explosão de Darlan para arremessar longe o peso.

Fonte: globoesporte.com

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: