Ciência & Tecnologia

Daqui a 2 anos NASA realizará grandiosos planos em Marte

A missão The InSight Project, marcada para 2018, tem como objetivo não só recolher fragmentos do solo marciano, mas também examinar as camadas internas
Fonte: Sputnik News | Editor: Redação 01/09/2017 10:50
Marte MarteFoto: UOL Notícias

Entre maio e julho de 2018, no momento de aproximação máxima entre a Terra e Marte, a NASA realizará voará rumo ao Planeta Vermelho para realizar uma importante missão.

A missão da NASA a Marte — The InSight Project, marcada para 2018, tem com objetivo não só recolher fragmentos do solo marciano, mas também examinar as camadas internas de Marte para descobrir como planetas rochosos, assim como a Terra, foram formados.

Segundo os cientistas, no período de aproximação, o voo durará cerca de seis meses. A nave espacial InSight trata-se de uma sonda que foi construída com ajuda da Lockheed Martin Space Systems.

"As camadas interiores de Marte não sofreram tantos abalos como as da Terra nos últimos três bilhões de anos", o investigador principal da missão, Bruce Banerdt, explica a razão da pesquisa extraterrestre futura.

"É mais provável que Marte tenha melhor preservado os traços da infância dos planetas rochosos do que nosso planeta", acrescentou.

"A sonda irá usar dois instrumentos que irão receber informações do subterrâneo na superfície. Um deles é um sismômetro elaborado em conjunto com CNES e alguns países que deverá detectar ondas sísmicas. Outro instrumento será instalado a cerca de 30 a 48 metros debaixo da superfície", informa a NASA.

Maio de 2018 é uma data firme para o lançamento, pois o combustível foi calculado para uma trajetória otimizada de voo a Marte que depende de uma posição específica do Planeta Vermelho. Mas, se os especialistas não conseguirem preparar um aparelho de substituição, a missão poderá ser adiada ou mesmo cancelada.

Comentários

Matérias Relacionadas