Cidade

Cursos profissionalizantes gratuitos chegam a vários bairros de Teresina

s 12 Centros de Capacitação da Fundação Wall Ferraz, localizados em todas zonas da cidade, recebem o projeto Profissionalizar Teresina

Terça - 21/05/2019 às 21:05



Foto: Ascom Cursos profissionalizantes
Cursos profissionalizantes

Nos cinco primeiros meses do ano 20 bairros de Teresina foram beneficiados com mais de 30 cursos profissionalizantes ofertados gratuitamente pela Fundação Wall Ferraz (FWF). Os cursos nas áreas de artesanato, alimentação, beleza e estética, gestão e negócios e construção civil levam qualificação profissional e contribuem para manutenção e inserção desses alunos no mercado de trabalho. Mais de mil pessoas devem ser qualificadas até o fim do primeiro semestre.

Os 12 Centros de Capacitação da Fundação Wall Ferraz, localizados em todas zonas da cidade, recebem o projeto Profissionalizar Teresina, que em 2019 abriu mais de 500 vagas em cursos profissionalizantes totalmente gratuitos. Entre os cursos mais procurados pela população estão o de operador de microcomputador, cuidador de idoso, recepcionista, panificação e arte e decoração com balões.

Na zona Sul da capital está em andamento desde abril o projeto de Capacitação para Produtividade e Renda, direcionado aos moradores do Portal da Alegria VI-A, beneficiados com o programa habitacional “Minha Casa, Minha Vida”. Ao todo, o programa disponibiliza 200 vagas para o primeiro semestre deste ano.

Os idosos atendidos pelo Centro Social Pedro Arrupe também estão participando de oficinas profissionalizantes. O Profissionalizar para Inserir ofertou 60 vagas para as oficinas de artesanato em materiais recicláveis e operador de microcomputador.

A parceria com a Secretaria Municipal de Economia Solidária (Semest) oferta 200 vagas no curso de confecção do vestuário e modelagem e tem o objetivo de fortalecer o segmento da confecção têxtil em Teresina. Os cursos do Projeto Vitória acontecem nos bairros Parque Alvorada, Centro e Redonda

Na área da construção civil, a parceria entre a Fundação Wall Ferraz e o Programa Lagoas do Norte tem levado cursos de pintor predial e aplicação de revestimento cerâmico para os moradores dos bairros Matadouro e Parque Alvorada.

Para o presidente da Fundação Wall Ferraz, Scheyvan Lima, a qualificação profissional é uma ferramenta fundamental para quem almeja conquistar sucesso no mundo do trabalho. “O objetivo da Fundação é levar formação profissional às diferentes pessoas, comunidades e bairros de Teresina. Desta forma, tornamos acessíveis novas oportunidades de melhoria de vida através do aprendizado e capacitação profissional, de modo que depois de qualificados os alunos tenham novas perspectivas de inserção no mercado de trabalho. Seja para quem busca inserção no mercado formal ou mesmo quem desenvolve atividades autônomas, é essencial estar bem preparado para realizar as atividades”, pontua.

“Através dos cursos que são ofertados pela Fundação Wall Ferraz eu vou tendo a oportunidade de me qualificar mais e mais. O primeiro curso que fiz foi o de maquiagem e logo comecei a trabalhar na área da beleza. Hoje já tenho meu próprio negócio e está dando tão certo, que já estou ampliando e fazendo um ponto comercial. Hoje minhas clientes podem contar com serviços de maquiagem, manicure e pedicure e também corte e escova graças aos cursos que fiz pela FWF”, afirma Suzane Alves, que concluiu o curso de Corte de Cabelo e Escova realizado no Centro de Capacitação do bairro Matadouro, zona Norte de Teresina.

Os cursos são realizados nas sedes das entidades parceiras e nos 12 Centros de Capacitação Profissional localizados nos bairros Parque Alvorada, Parque Brasil, Poty Velho, Itaperu, Leonel Brizola, Matadouro, Redenção, Cerâmica Cil, Vermelha, Piçarreira, Satélite e Dirceu.

Desde sua criação, em 1997, a Fundação Wall Ferraz oferece de maneira gratuita cursos de capacitação profissional com base nas demandas propostas pelo mercado, contribuindo para melhor inserção profissional dos alunos. A FWF desempenha ainda diversos projetos que contribuem para a inserção no mercado de trabalho, geração de renda e empreendedorismo.

Para ter acesso a informações de novos cursos, projetos e oportunidades de emprego, basta acessar a site da Fundação Wall Ferraz na internet [fwf.teresina.pi.gov.br] e as redes sociais. A FWF está localizada na Rua Coelho Rodrigues, nº 900, no Centro de Teresina.

Fonte: ascom PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: