Saúde

Cursos do Pré-Congresso Nacional de Reabilitação são realizados no Ceir

No encontro, Vanessa mostrou os diferentes tipos de cadeiras e a indicação de cada uma delas

Terça - 13/11/2018 às 17:11



Foto: R2 Palestras
Palestras

O Congresso Nacional de Reabilitação será iniciado, nesta quarta-feira (14), mas alguns inscritos já estão participando dos cursos do pré-congresso, que acontecem na sede do Centro Integrado de Reabilitação – Ceir. Nessa segunda-feira (12), foram três cursos, realizados em três espaços do Ceir. No auditório, aconteceu o curso "Prescrição de Cadeira de Rodas e Adequação Postural", ministrado pela terapeuta ocupacional, Vanessa Vicentini, de São Paulo.

No encontro, Vanessa mostrou os diferentes tipos de cadeiras e a indicação de cada uma delas. Além disso, foram realizadas práticas com participação dos pacientes atendidos no Ceir. "Antes de fazer essa avaliação – do tipo de cadeira indicada – é preciso conhecer a rotina do paciente, criar vínculo com ele. Quando o paciente está junto, esse processo é melhor compartilhado", diz Vanessa Vicentini.

Durante a prática, os participantes tiveram a oportunidade de tirar as medidas dos pacientes, uma etapa importante, antes de definir a cadeira de rodas adequada. Marineide de Sousa Costa, de 50 anos, é uma das tantas pessoas que depende de uma cadeira de rodas para se movimentar. Há dois anos ela foi vítima de um acidente com arma de fogo e desde então é cadeirante.

Para os profissionais e estudantes que participaram do curso, esse foi um momento para tirar dúvidas e adquirir novos conhecimentos. "Foi um momento bastante enriquecedor e sei que vou aplicar no meu dia a dia", afirma a fisioterapeuta e congressista, Thyenne Bandeira.

Também foi realizado nesta segunda (12), o curso "Atualização de Prótese Auditiva: Indicação, Seleção e Adaptação", que apresentou as novidades em aparelhos auditivos e técnicas na área da reabilitação, com as fonoaudiólogas Marielle Viana, Cecília Bandi, Emília Rocha e Camila Damasceno.

O terceiro curso do dia abordou a "Musicoterapia na Re(HA)bilitação". Ministrado pela Mestre Nýdia do Rego Monteiro, trouxe a experiência exitosa e importantes resultados em pacientes em tratamento no Ceir. Os cursos do pré-congresso seguem até quarta-feira (14), no Ceir, nos turnos manhã e tarde. Nesta terça-feira (13) serão dois cursos: "Capacitação para Prescrição de Órteses e Próteses" e "Curso de Psicomotricidade".

O Congresso Nacional de Reabilitação acontece de 14 a 17 de novembro, no Gran Hotel Arrey, em Teresina. O evento é uma realização da Associação Reabilitar, em parceria com o Ceir.

Fonte: R2

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: