Educação

Cursos da UFPI ganham selo de qualidade do Guia do Estudante; confira

A publicação mapeia onde estão os cursos de graduação de qualidade superior e orienta vestibulandos de todas as regiões do País

Quarta, 12/12/2018 às 13:12



Foto: Reprodução UFPI
UFPI

Foi divulgada a relação dos cursos da Universidade Federal do Piauí que foram estrelados na avaliação de cursos superiores realizada pelo Guia do Estudante (GE) em 2018. Eles foram publicados, juntamente com os demais cursos ofertados pela instituição, no GUIA DO ESTUDANTE PROFISSÕES - VESTIBULAR 2019, já nas bancas e em breve disponível no site do GE. A publicação mapeia onde estão os cursos de graduação de qualidade superior e orienta vestibulandos de todas as regiões do País a dar o primeiro passo da caminhada profissional, escolhendo uma boa universidade. 

Publicada anualmente, a lista dos melhores cursos de graduação considera indicadores como a titulação dos professores, desenvolvimento de pesquisas acadêmicas e avaliações do MEC, e de profissionais e pesquisadores de cada área. A pontuação é na forma de estrelas, sendo 3 estrelas para cursos “bons”; 4, para cursos “ótimos”; e 5 estrelas para cursos “de excelência”.

Os cursos da UFPI estrelados receberam pontuação de 3 a 5. O curso de Licenciatura em Geografia recebeu cinco estrelas. Para a Coordenadora do Curso de Geografia, Profa. Dra. Bartira Araújo da Silva Viana, o recebimento do selo de qualidade com 05 estrelas certifica o avanço recente das estratégias adotadas pela Coordenação do Curso de Geografia atrelada ao tripé ensino, pesquisa e extensão. Revela também a ampliação da capacidade de formação do quadro docente da Graduação e da Pós-graduação, visto que 75% dos professores da Graduação são doutores, assim como reflete o desenvolvimento de estratégias de ensino e pesquisa articuladas nestes níveis de ensino.

“Esta premiação também evidencia o esforço recente adotado pela coordenação, junto com os docentes do curso, consolidando uma governança administrativa em que os estudantes da graduação são reconhecidos como centrais, assim como reforça a necessidade da inovação de estratégias no processo de ensino-aprendizagem no momento em que o curso de Geografia celebra 60 anos. Assim, o curso Geografia da UFPI se mostra importante não somente no campo institucional, mas também na formação de discentes capacitados ao entendimento da sociedade contemporânea”, destaca a Coordenadora.

De caráter nacional, o Guia do Estudante é publicado há 25 anos e é elaborado a partir de dados da avaliação dos cursos superiores. Para ser avaliado, o curso necessita ser presencial, ter pelo menos uma turma formada, além de turmas em andamento e vagas oferecidas para o próximo semestre. 

A avaliação é feita a partir de questionários previamente preenchidos pelos coordenadores. Os cursos são analisados por mais de 3 mil professores e coordenadores. Cada especialista pode avaliar até 35 cursos da região em que mora, desde que não sejam da própria universidade.

Confira aqui a relação dos cursos.

Fonte: UFPI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: