Municípios

Curso incentiva moradores a ativarem agroindústria de beneficiamento do caju

Sábado - 10/09/2016 às 13:09



Foto: Ascom Emater A agroindústria irá atender aos assentamentos Ouro Verde e Recanto, no município de Jardim do Mulato.
A agroindústria irá atender aos assentamentos Ouro Verde e Recanto, no município de Jardim do Mulato.

O Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (Emater) em parceria com Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial (Nedet Entre Rios), realizou nesta sexta-feira(09), uma visita a comunidade  Ouro Verde, no município de Jardim do Mulato. A visita teve como objetivo  viabilizar um curso de beneficiamento do caju, a fim de promover a ativação da agroindústria familiar para a fabricação de cajuína e doce. O projeto vai atender a mais de 100 famílias da região e promover o cooperativismo, proporcionando a geração de renda.

O espaço visitado  é localizado no Assentamento Ouro Verde, construído pelo Governo Federal. De acordo com a presidente da associação Maria do Rosário  eles não utilizavam por não saberem manusear os aparelhos, mas garantiu que com a capacitação trazida pelo Emater,   apoiada  pelo Nedet irá proporcionar o conhecimento necessário para que a agroindústria funcione. “ Nossa comunidade necessita desse apoio e temos a matéria prima para trabalhar. Vamos convidar 15 moradores para organizarmos o espaço para receber os instrutores e os alunos”, completou.

A  extensionista Iva Almeida  destacou a qualidade dos equipamentos,  e a importância de se beneficiar o caju, que em sua opinião é o “ouro verde do Nordeste”.  “ Em nosso curso queremos utilizar por dia uma média de 100 Kg de caju, que podemos transformar em 80 garrafas de cajuína e 10Kg de doce. Isto vai gerar uma renda extra para a comunidade. Ressalto  que a princípio não se pode pensar em individualismo, pois o dinheiro ganho com a venda dos produtos será utilizado para investimento”, acrescentou. 

A previsão é que o curso seja realizado na última semana de setembro, onde serão disponibilizadas 30 vagas para a comunidade. Serão formadas duas equipes, sendo uma para a fabricação de cajuína e a outra para a fabricação de doces. Para o assessor  do Nedet  Waldimir Filho a ideia  é envolver os moradores e fazer com que eles se identifiquem com o trabalho coletivo. “ É pré-requisito  para participar da oficina o interesse em aprender, mas queremos despertar nos participantes também o interesse em empreender”, ressaltou.

O Território Entre Rios,  desde janeiro de 2015 é assessorado pelo Nedet Entre Rios, que tem desenvolvido ações integradas no fortalecimento da gestão social, na inclusão socioprodutiva, no apoio ao processo de empoderamento de mulheres, no fortalecimento da educação do campo e no acompanhamento às políticas públicas executadas no Território, em especial as voltadas para o público rural.

A visita contou com a participação do diretor de educação do Emater  Kalil Luz, do assessor territorial Waldimir Filho, assessora territorial Adriana Rodrigues, das extensionistas Iva Almeida  e Raimunda Ferreira Gomes,  da bolsista Lorena Ferreira e da presidente da associação Maria do Rosário.

Fonte: Governo do Estado

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: