Geral

Curso apresenta técnicas de manejo e conservação de animais silvestres em Teresina

Estão sendo discutidas técnicas de manejo e aspectos sobre soltura e monitoramento da fauna silvestre

Quinta - 17/11/2016 às 17:11



Teve início na noite da última quarta-feira (16), no auditório do Colégio Agrícola da Universidade Federal do Piauí (UFPI), o Curso de Manejo e Conservação da Fauna Silvestre, realizado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar). A abertura do evento, que prossegue até o próximo domingo, dia 20, foi feita pelo secretário de Estado de Meio Ambiente, Ziza Carvalho.

“A Semar, ao promover este curso, contribui para a melhoria das condições de vida da fauna silvestre, uma vez que proporciona à sociedade em geral conhecimentos sobre a forma mais adequada de manejo destes animais. Estudantes e profissionais estão tendo a oportunidade de obter informações importantes também sobre zoonoses e tráfico de animais silvestres”, afirmou o secretário do Meio Ambiente, Ziza Carvalho.
 

O curso é voltado para estudantes de Biologia, Veterinária, Zootecnia e áreas afins, além de profissionais e pessoas que trabalham em região com grande incidência de serpentes. Durante cinco dias, estarão sendo discutidas as técnicas de manejo e conservação de animais silvestres, aspectos sobre soltura e monitoramento da fauna silvestre. Além disso, o curso visa identificar equipamentos de proteção individual para captura, contenção e manejo.

Durante a abertura do curso, Carvalho enumerou algumas conquistas do Parque Zoobotânico de Teresina nos últimos meses. “Fizemos a ciclovia para os ciclistas amadores e profissionais de Teresina, sinalizamos as trilhas ecológicas, cercamos o parque com mais de 5 km de muro, dotando o local de mais segurança também com uma unidade da Polícia Militar Ambiental. Fizemos uma academia, melhoramos os recintos dos animais, dispomos de um viveiro de mudas para projetos de reflorestamento e o barco-escola está pronto para realizar passeios entre o Zoobotânico e o Parque Potycabana”, disse.

O veterinário e consultor Attílio Giovanardi proferiu palestra com o tema “Zoológicos do Futuro – Recriar Animais em Cena”, onde mostrou técnicas modernas de interação entre animais e expectadores. “Aproveito o momento para demostrar minha satisfação em ver que a Secretaria do Meio Ambiente tem avançado na implementação do Plano Diretor do Parque Zoobotânico de Teresina, com melhoria na acessibilidade, a construção do Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) e a eliminação gradativa de anteparo visual entre o visitante e o animal, algo que eu defendo e julgo importante para o bem-estar da fauna”, pontuou Giovanardi.

Fonte: Governo do Estado

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: