Cunha foi \"destinatário final\" de propina

m dos principais operadores do esquema de corrupção na Petrobras, o doleiro Alberto Youssef disse,


Presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ)

Presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) Foto: Zeca Ribeiro/Agência Câmara

 m dos principais operadores do esquema de corrupção na Petrobras, o doleiro Alberto Youssef disse, em depoimento à Justiça ontem (13), que o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-AL), foi o “destinatário final” do pagamento de propina pelo aluguel de navios-sonda para a execução de projetos da Petrobras, em 2006.

Falando em regime de delação premiada, que reduz penas mediante apresentação de provas, Youssef disse que o consultor do Grupo Toyo Setal Júlio Camargo, investigado como executivo do grupo que intermediava os pagamentos de suborno, mencionou “exatamente” o nome de Cunha, em conversas sobre o assunto em 2011.

Youssef disse ainda que, nas conversas, Júlio Camargo “deixou transparecer” que Cunha era representado pelo lobista Fernando Soares, o “Baiano”, nas negociatas sobre sondas. Falando como réu, Youssef disse ainda que Fernando era um dos operadores do PMDB no esquema de corrupção na estatal e também era destinatário final das propinas.

Mas Júlio Camargo, que depôs instantes após Youssef, negou ter mencionado Cunha ou atribuído ao deputado qualquer participação no negócio das sondas. O executivo também está contribuindo com as investigações sob regime de delação premiada.

Eduardo Cunha tem negado toda e qualquer denúncia que surge nesses depoimentos da Lava Jato, e diz que jamais foi beneficiário do esquema de desvios de dinheiro em contratos da estatal.

\"\"Deputado Federal Eduardo Cunha (RJ) (Foto: Valter Campanato)

Fonte: Congresso em foco

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: