Arte e Cultura

CULTURA NO DIRCEU

Projeto Ocupação Calçada Cultural da AMI apresenta mostras de dança

Apresentações acontecem até o mês de dezembro

Da Redação

Sexta - 29/09/2023 às 16:58



Foto: Divulgação Projeto chega ao Dirceu
Projeto chega ao Dirceu

A Associação do Moradores do Itararé (AMI) vem, ao longo dos anos, desenvolvendo para além das pautas associativas de moradia, saúde, educação, agora também coloca em sua programação de atividades para os moradores da região do grande Dirceu, o PROJETO OCUPAÇÃO CALÇADA CULTURAL, que tem como objetivo central promover, valorizar e incentivar as artes e os artistas da região, através de apresentações culturais de teatro, dança, circo e música, em sua sede recentemente reformada e com condições de receber o publico e os artistas com conforto e qualidade técnica. As apresentações ocorrerão a cada mês até dezembro de 2023, sempre sexta e sábados, nas modalidades Mostras Artísticas.

Neste mês de outubro vamos apresentar a primeira MOSTRA DE DANÇA, no dia 06  de outubro, a partir das 19 horas. O Studio de Dança Arte2 apresenta o espetáculo “Dança Dirceu” um diversimant de criações em dança moderna, contemporânea e neoclássico, trabalhos coreográficos que surgem das experimentações ocorridas em laboratórios de dança e oficinas permanentes de dança. Vamos celebrar a diversão, a alegria da dança em toda a sua plenitude, com belíssimas coreografias.
O Studio de Dança Arte2 atua no fomento da dança no bairro Grande Dirceu desde 2016, uma iniciativa das Bailarinas Débora Lopes e Hulda Lopes. O Corpo de Dança do Pires-CDP, apresenta a coreografia Cangaço, de Walberone Cruz e Ariel Elói.  Em seguida   as artistas Safira Vieira e Manu Uvarovit, apresentam a coreografia Interestelar.
A noite tem enceramento com o show  Avenidas das Hortas, com Hernane Felipe. Será um registro de Reggae, Rock, Funk, Samba e Regional. Estilos músicas que serviram de base para vários artistas locais, que encontraram o prazer em toca-las, e assim seguir as suas carreiras divulgando a boa Piauiense, hits que são atualmente ouvidas, divulgadas e cantadas pelas mais diversas classes sociais.

No sábado, dia 07 de outubro tem continuidade a Mostra de Dança, com TIMO, de  Wilena Weronez, Performer, intérprete, criadora, professora de dança contemporânea e produtora.  TIMO, Não lembrar para esquecer… o corpo em febre. Febre que queima para os males escorrerem pela pele. Timo é glândula. Da imunidade. Das energias dos afetos. Do corpo vivo, mas um movimento circular que atravessa o sensível em um cuidado para não deixar esmaecer o corpo lentamente.

É proteção. É aviso. É pedido. É órgão vital. Lar das emoções. É aperto no peito e por reflexo, no coração. Resílio é uma performance de dança, que através da resistência poética, nos colocamos como corpas que lutam com interferências na própria linguagem de expressão. Bailarinos intérpretes: Lyvia Moura / Nilton Barbosa.

O Projeto Ocupação Calçada Cultural tem realização da Associação de Moradores do Itararé, com o apoio do Governo do Estado do Piauí, Secretária de Estado da Cultura e SIEC e patrocínio do Armazém Paraíba.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: