Verbo

Verbo

VIA SACRA

Paixão de Cristo de Floriano traz novas cenas, atores e quer emocionar

César Crispim, do Grupo Escalet de Teatro, autor, diretor e produtor, fala sobre os preparativos

Cintia Lucas

Terça - 04/04/2023 às 17:33



Foto: Divulgação Atores que irão encenar a Paixão de Cristo de Floriano
Atores que irão encenar a Paixão de Cristo de Floriano

A cidade de Floriano, no Sul do Piauí, volta a ser palco do espetáculo da Paixão de Cristo do Piauí. O evento, que acontece nos dias 7 e 8 de abril, está em sua 28ª edição em 2023 e conta a emocionante história de Jesus Cristo. Este ano trará grande elenco, incluindo: Nívea Maria, que interpretará Maria; Guilherme Leicam, que dará vida a Jesus; Nando Rodrigues, que fará Pilatos; e Roberto Berindelli, incorporando Caifás. A encenação acontece no Teatro Cidade Cenográfica, sempre às 20h, com entrada franca.

César Crispim, do Grupo Escalet de Teatro, autor, diretor e produtor do espetáculo, fala sobre os últimos preparativos. “Como todos os anos, a Paixão de Cristo busca sempre retratar de modo fiel a vida de Jesus, mas para isso acontecer é necessário que haja um trabalho de pesquisa muito profundo relacionado aos cenários da época, aos figurinos, principalmente, e estes últimos preparativos estão focados nos adereços de cena e de palco, para que não falte nada na hora. E também a sonoplastia, o som, pois a voz é gravada, o espetáculo é dublado e assim é preciso ter o cuidado para ficar sempre observando para que a voz não saia tão moderna e atual”, disse.

O tom de voz da época de Jesus, segundo Crispim, é mais pausado, mais contido. A iluminação também é outra forma de interagir com o público. “É ela quem vai dizer se é dia ou noite e também a emoção, pois a luz passa essa emoção do momento, dos milagres, do Sermão da Montanha. Nós estamos nos últimos preparativos com o objetivo de mostrar para as pessoas uma réplica da Jerusalém, da Judeia e para que as pessoas que estejam dentro do teatro se sintam inseridas dentro dentre processo e façam até mesmo uma viagem para aquela época e sejam tocadas pela mensagem, mas isso só acontece quando ela chega em todos os sentidos da pessoa, chega a ser um espetáculo sensorial”, disse o autor e diretor da encenação.

Para este ano, estão previstas muitas novidades. Além dos novos atores, as cenas vão mostrar outros milagres como a “Mulher hemorrágica”, o “Sermão da Montanha”, que será ampliado, a entrada triunfal de Pilatos na Jerusalém, quando ele chega com a esposa. Somente nesta cena, são 100 guardas para recebê-los. Os figurinos da peça, que retratam a época de Jesus, foram confeccionados em Pedro II, região Norte do Piauí. Sobre a maquiagem, foi realizada uma pesquisa e alguns personagens vão usar uma técnica moderna de envelhecimento.

A Paixão de Cristo é um espetáculo já reconhecido nacionalmente e com referências internacionais. “O espetáculo se insere no cenário mundial, pois a história é mundial. Considero esta Paixão de Cristo de Floriano uma das melhores histórias do mundo, pois a própria história é assim. Fazemos isso com muita humildade, sinceridade, afinco e respeito. O Piauí tem um potencial imenso e riquíssimo, mas é preciso de um roteiro, é preciso que as pessoas saibam disso”, afirma Crispim.


CIDADE CENOGRÁFICA

O espetáculo revive a vida e morte de Jesus Cristo, de seu batismo no Rio Jordão, na Galileia, até sua morte no Gólgota, na Judeia. A Paixão de Cristo de Floriano acontece no Teatro Cidade Cenográfica, sempre às 20h, com entrada franca. O espaço, de 45 mil metros quadrados, conta com cenários monumentais naturais e construídos, além de toda estrutura necessária para receber cinco mil espectadores por apresentação. A encenação é realizada pelo Grupo Escalet desde 1996, atraindo espectadores de todas as regiões, famílias, jovens e crianças, consolidando-se como um dos maiores eventos de cunho cultural e religioso do estado do Piauí e do Brasil.

Siga nas redes sociais
Cintia Lucas

Cintia Lucas

Cintia Lucas é jornalista formada pela Universidade Federal do Piauí e mestra em Comunicação pela mesma instituição. A coluna vai abordar os bastidores da notícia, com foco em temas de interesse público. Contato: cintialuc1@hotmail.com

Compartilhe essa notícia: