Arte e Cultura

MÚSICA

Músico dedica álbum ao pai, médico cirurgião do Piauí, já falecido

Cantor e compositor brasileiro radicado em Los Angeles (EUA) há mais de 20 anos, apresenta disco de estreia

Débora Venturini

Quarta - 12/06/2024 às 20:52



Foto: Divulgação Capa leo nunan
Capa leo nunan

O cantor e compositor Leopold Nunan lança nas plataformas digitais em 13 de junho, Leo From Rio, álbum de estreia do carioca radicado em Los Angeles há mais de 20 anos. O nome do disco é o apelido que ganhou na comunidade em que vive.  Leo from Rio traz oito canções, a maioria compostas pelo carioca Beto Brown, principal parceiro de Leo, como no single sobre a causa indígena brasileira Banzé, lançado em 2019. No álbum, gravado remotamente durante a pandemia, todos arranjos e todos os instrumentos são do mineiro Alberto Menezes. 

A produção do disco foi um processo natural. "Escolhi músicas que eu já fazia em meus shows, e que me conectavam com minhas raízes brasileiras", explica Leopold.  E continua, "o repertório começa com um ritmo coco nordestino, pois sou filho de Piauiense". A canção que abre o disco é Quem é teu baby, lançada em abril como single e que tem as participações de Sonia Santos, cantora das trilhas das telenovelas da Rede Globo e do Fantástico, nos anos 70, e também cantora Ana Gazzola. 

O álbum é uma homenagem ao pai de Leopold, um dos mais importantes cirurgiões plásticos brasileiros, o médico e professor Virmar Ribeiro Soares, já falecido, que foi sequestrado e torturado pelo DOI CODI, acusado de mudar a fisionomia de revolucionários perseguidos pelo regime. Em seu testamento, deixou para o filho mais de 300 raros discos de MPB. 

O disco tem de tudo um pouco. Tem rock, tem disco pra dançar,  tem brega, tem uma marchinha de carnaval produzida pela Timbalada. A intenção foi gravar um álbum com sons orgânicos, tocados por  instrumentistas de fato, como o violino de Tomaz Soares, trompete e trombone, e também percussões feitas com tubos de PVC. O álbum foi financiado com recursos da Music Forward Foundation e do Citi, que selecionaram dez projetos LGBTQIA+ de artistas imigrantes e negros (Person Of Color/POC) entre mais de 250 mil propostas.  

Cantor, compositor, bailarino, ator e dublador, Leopold Nunan, começou a carreira musical com 19 anos, no Rio, com o lançamento do single I've Got it, pela Utter Records, de Andre Gismonti, Balinín Beverly Hills, sobre ostentação com a drag queen carioca radicada em Nova York Pietra Parker, Banzé, com a gravadora australiana "Wile Out"e o líder do Xingu Anuiá Amary, entre outros.

Ele também fez, ainda no Brasil, carreira no ballet moderno, participando de "Hair" e "Sweet Charity". Leopold já cantou com Lady Miss Kier, do Deee Lite, Chaka Khan e Sheila E. em Long Beach Gay Pride. Leopold é dublador. É dele a voz do personagem Walescu na dublagem da telenovela colombiana "Chica Vampiro" (Gloob).  

REPERTÓRIO:  

1. Quem é teu baby (Beto Brown)

2. Pé de Maracujá (Beto Brown)

3. C'est la music (Domenico Fruci)

4. Feeling Like Myself Again (Leopold Nunan, Robbie McDonald)

5. 5 Meters (Beto Brown)

6. Boneco (Beto Brown)

7. Dutch Boy (Beto Brown)

8) Marchinha Fúnebre (Beto Brown)

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: