Arte e Cultura

Folguedos consagra cultura popular e reúne 30 mil pessoas em Teresina

Terça - 23/08/2016 às 18:08



Foto: Margareth Leite Bumba meu boi
Bumba meu boi

No último dia do XL Encontro Nacional de Folguedos, na Vila Olímpica do Albertão, quase 30 mil pessoas acompanharam os shows e apresentações de quadrilhas e grupos folclóricos. Nos quatro dias de evento, cerca de 50 grupos se apresentaram no palco regional Bumba meu Boi e 16 bandas passaram pelo palco Cabeça de Cuia, entre elas Solteirões do Forró, Farra da Gordinha e Dorgival Dantas.

Além de promover e preservar as manifestações culturais de grupos do Piauí e de outros estados, o festival também impulsiona o comércio do artesanato piauiense e de comidas típicas. Os concursos de quadrilhas e de grafite também premiaram os três primeiros lugares. A quadrilha junina Luar do São João, de Teresina, foi a grande campeã e levou o prêmio de RS 5 mil.

O grafiteiro Wellington Almeida conhecido como “Dhieck”, que ano passado ficou com o segundo lugar, ganhou o concurso de grafite com “O brincante” e o prêmio de R$ 3 mil. “Eu fiz um trabalho de realismo e grafitei uma fotografia de um senhor que representa muito bem a cultura do boi, porque são eles que mantêm viva essa tradição”, conta.

Durante os quatro dias de evento, além das apresentações folclóricas e shows musicais, o público ainda contou com espaços diversificados de lazer. Além da praça de alimentação “Arrumadinho” e espaço de artesanato “Diga meu bem”, também havia o parque de diversões “Ciranda Cirandinha” e o espaço piauiês, com expressões bem típicas do Estado.

“Nós montamos uma programação diversificada e espaços que agradam todo tipo de público. As pessoas vieram, participaram de todas as apresentações e hoje temos a certeza que consolidamos o folguedos em agosto”, afirma o secretário estadual de Cultura, Fábio Novo.

Em comemoração aos 40 anos do Encontro de Folguedos, foi produzido um vídeo documentário sobre a história do evento, desde a sua criação. O material foi exibido no espaço Num se Pode e agora fará parte do arquivo da Secult para pesquisas sobre a história dos grupos culturais de boi, quadrilhas e grupos afro.

O XL Encontro Nacional de Folguedos é realizado pelo governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Cultura, com o apoio de vários órgãos como a Policia Militar, Detran, CEAPI, entre outros.

Fonte: Redação

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: