Arte e Cultura

TRADIÇÃO

Festival cultural de São João do Arraial termina neste domingo com cavalgada

O governador Rafael Fonteles vai inaugurar obras e participar da Festa do Vaqueiro

Por Luiz Brandão

Domingo - 02/07/2023 às 02:26



Foto: Luiz Brandão Muita cor, música, dança e alegria no Festival de Quadrilhas
Muita cor, música, dança e alegria no Festival de Quadrilhas

O governador Rafael Fonteles estará na manhã deste domingo (02), em São João do Arraial, município localizado a 190 quilômetros de Teresina, no Norte do Piauí, para inaugura obras e participar da Festa do Vaqueiro. Ele também vai marcar presença no último dia do 18º Festival Cultural de São João Arraial.

O festival começou na sexta (30), com a apresentação de quadrilhas juninas representando vários municípios de todas as regiões do estado. Os organizadores da estimam que mais de 10 mil pessoas passaram por aquela cidade desde o início da festa.

O Festival de Quadrilhas de João do Arraial é um show à parte. É um espetáculo grandioso, digno de entrar no calendário nacional de eventos culturais. Para isso, basta o incentivo dos poderes do Estado.

Os políticos do Piauí deveriam se unir e?lutar por isso", diz o coreógrafo e produtor cultural Gil Teles Sandes Barbosa que esteve prestigiando a abertura do evento na sexta-feira (30).

"O que se viu aqui foi um grande espetáculo, uma mistura de manifestações culturais tradicionais da região Nordeste com muita música, teatro, balé, dança contemporânea e até mesmo danças de academias de ginástica. Tudo muito colorido, alegre e de bom gosto", disse o jornalista e professor Roberto John.

História do festival

O festival foi criado em 2005 para incentivar e preservar a cultura das quebradeiras de coco babaçu daquela região. Agora evento já faz parte do calendário de eventos do estado, oficializado pelo governador Rafael Fonteles (PT), que reconheceu que a festividade valoriza a tradição e cultura do Território dos Cocais e a tradição das festas juninas.

A prefeita Vilma  explica que o festival foi uma iniciativa do ex-prefeito e agora deputado estadual Francisco Limma. "Foi criado a partir de uma reflexão dele sobre um momento que fosse de recreação e também de aprendizado. Foi a partir do nome do município, São João, santo padroeiro e dos arraias, que são festas e as quadrilhas dessa época", explica a prefeita.

Segundo Vilma Limma, as famílias da cidade se voltam para o festival. "Todas as peças que compõem o cenário são artesanais e produzidas por pessoas do município. É o ano inteiro de produção para a data, movimentando a economia local, fortalecendo o comércio. Além disso, são muitos talentos do artesanato descobertos nesse período", ressalta a prefeita.

A prefeita Vilma Limma comandou a festa

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: