Arte e Cultura

DANÇA TRANSFORMADORA

Dança do Ventre: Uma jornada de conexão e transformação para mulheres

Além dos benefícios emocionais, as aulas de Dança do Ventre promovem também benefícios físicos significativos

Da Redação

Quinta - 07/03/2024 às 10:13



Foto: Divulgação / ASCOM Dança do Ventre
Dança do Ventre

A Dança do Ventre, uma arte de origem milenar que atravessou séculos e continentes, continua a encantar não apenas quem a assiste, mas sobretudo quem a pratica. 

Ana Paula Azevedo, bailarina com duas décadas de experiência, testemunha como essa dança se tornou essencial em sua própria vida e na vida de suas alunas. Segundo ela, os benefícios da Dança do Ventre vão além do físico, alcançando o âmbito emocional. 

"Muitas mulheres são atraídas pela Dança do Ventre não só pela sua beleza, mas também pelos benefícios emocionais que ela proporciona, como combate à depressão e ansiedade, resgate da autoestima e autoconhecimento", destaca Ana Paula. 

Ela relata que em sua sala de aula testemunhou transformações profundas. Desde mulheres que recuperaram a autoestima até aquelas que encontraram uma verdadeira comunidade entre suas colegas de dança.

Dança do Ventre, apresentação

Um exemplo é Waldenia Moraes, que começou a frequentar o Studio Raks em 2020, buscando vencer a timidez e elevar sua autoestima. 

"As aulas de Dança do Ventre quebraram minha rotina monótona e trouxeram novas amizades, diversão e alegria pra minha vida", conta ela. 

Luzia Miranda também superou suas próprias limitações ao ingressar na Dança do Ventre. 

"Eu achava que gordinhas não dançavam Dança do Ventre. Mas eu queria praticar algo diferente das lutas que fazia e aceitei iniciar as aulas de dança e me apresentar em espetáculos, melhorando bastante a minha timidez", relembra. 

Aula de Dança do Ventre

Para Francilene Gomes, a Dança do Ventre não só aumentou sua autoestima, mas também despertou sua sensualidade e confiança.

"A dança me faz acreditar que posso ir além. Faz eu conhecer meu corpo e despertar minha sensualidade", afirma. 

Além dos benefícios emocionais, as aulas de Dança do Ventre promovem também benefícios físicos significativos, como melhor alongamento, condicionamento físico e fortalecimento muscular. Ana Paula destaca que a prática da dança também contribui para a correção de hábitos posturais, perda de calorias e melhora da circulação sanguínea, além de trabalhar diversas inteligências corporais. 

"A Dança do Ventre vai muito além do que imaginamos. Ela nos convida a uma jornada de autoconhecimento, delicadeza e expressão corporal, proporcionando não só beleza estética, mas também crescimento pessoal e emocional", conclui Ana Paula. 

 

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: