Arte e Cultura

INCLUSÃO

Caravana MusiLibras chega a Teresina para ensinar música para surdos

Por meio de uma metodologia que utiliza o alfabeto musical, os surdos podem tocar instrumentos musicais de precursão

Alinny Maria

Quarta - 02/10/2019 às 12:37



Foto: Walton Ribeiro Caravana MusiLibras: Mestre Ras Batman Alagbê
Caravana MusiLibras: Mestre Ras Batman Alagbê

Uma ação inédita de música e inclusão para crianças e jovens surdos chegou a Teresina nesta quarta-feira (2). A Caravana MusiLibras, idealizada pelo músico e educador Irton Silva, conhecido como Ras Batman Alagbê, percorre todas as capitais do Nordeste e surpreende os surdos com uma metodologia que os ensinar a tocar instrumentos de percussão. 

As oficinas apresentam aos alunos a metodogia MusiLibras, que utiliza um alfabeto musical em forma de sinais visuais para identificar as figuras de tempo da música e um sequenciador eletrônico de quatro canais. O equipamento também foi criado pelo Mestre Batman e constrói frases rítmicas com lâmpadas de cores e tamanhos diferentes, possibilitando trabalhar a intensidade e duração do som. Este dispositivo recebeu o nome de Metrônomo Visual e foi reconhecido como uma tecnologia assistiva na educação musical brasileira. “Tudo isso para mostrar que a música pode nos levar a lugares onde ser diferente é muito normal, e que os limites existem nos ouvidos de quem ouve e não nas mãos de quem toca”, explica o Mestre Batman.

Após a conclusão das aulas em cada uma das capitais do Nordeste, a Caravana MusiLibras realizará uma apresentação aberta ao público com os participantes das oficinas. “A ideia é trabalhar a autoestima dos alunos e mostrar que a música pode fazer parte da cultura surda”, conta o Mestre Batman. 

E, com a proposta de despertar o interesse de mais educadores surdos e ouvintes em levar a prática musical para a comunidade surda, a iniciativa vai realizar o workshop “Fazendo música com e para surdos” para apresentar as funcionalidades das técnicas e ferramentas pedagógicas da metodologia MusiLibras. 

A Caravana MusiLibras conta com o apoio do Rumos Itaú Cultural 2017-2018.4. Um dos maiores editais privados de financiamento de projetos culturais do país, o Programa Rumos, é realizado pelo Itaú Cultural desde 1997, fomentando a produção artística e cultural brasileira. A iniciativa recebeu mais de 64,6 mil inscrições desde a sua primeira edição, vindos de todos os estados do país e do exterior. Destes, foram contempladas mais de 1,4 mil propostas nas cinco regiões brasileiras, que receberam o apoio do instituto para o desenvolvimento dos projetos selecionados nas mais diversas áreas de expressão ou de pesquisa.

PROGRAMAÇÃO DAS OFICINAS MUSILIBRAS EM TERESINA

Quarta-feira (02/10) e quinta-feira (03/10)

Unidade Escolar Matias Olímpio (9h às 12h);

Endereço: Avenida Jacob Almendra, S/N, Porenquanto – Teresina
Podem participar: crianças a partir dos 10 anos
Inscrição: no local, dias e horários da oficina
Entrada gratuita

Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez – CAS (14h às 17h);

Endereço: Avenida São Raimundo, 577, Piçarra – Teresina
Podem participar: crianças a partir dos 10 anos
Inscrição: no local, dias e horários da oficina
Entrada gratuita

Workshop Música Surda (somente na quinta-feira (03), das 18h às 20h)

Endereço: Música Para Todos. Avenida Pedro Almeida, 145, São Cristóvão – Teresina
Podem participar: educadores
Inscrição: no local, dias e horários da oficina
Gratuita

Fonte: Com informações da Ascom

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: