Cultura

Cultura brasileira será homenageada nos Estados Unidos

Mantido pelo governo dos EUA, o Instituto Smithsoniano (Smithsonian Institution) desenvolve atividades educacionais e de pesquisa, sendo mundialmente conhecido

Domingo, 01/07/2018 às 15:07



Foto: www.iabrj.org.br MinC
MinC

A cultura brasileira será homenageada no Festival Folclórico Smithsoniano (Folklife Festival), no ano que vem, em Washington D.C., nos Estados Unidos. Em visita à capital norte-americana o ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, assinou carta de intenções que tanto prevê a homenagem quanto fornece orientações para a preparação das atividades que darão destaque ao Brasil, na edição de 2019 do festival. 

Mantido pelo governo dos EUA, o Instituto Smithsoniano (Smithsonian Institution) desenvolve atividades educacionais e de pesquisa, sendo mundialmente conhecido por administrar uma rede de museus naquele país. Entre eles, o Museu Nacional da História Americana, o Museu Nacional do Índio Americano e o Museu Nacional do Ar e do Espaço.

A carta de intenções foi assinada por Sá Leitão e pelo diretor do Centro Smithsoniano para o Folclore e o Patrimônio Cultural (Smithsonian Center for Folklife and Cultural Heritage), Michael Atwood Mason. "Será uma oportunidade para apresentarmos diferentes manifestações da cultura brasileira ao povo americano e aos milhares de turistas estrangeiros que passam todo ano pelo festival", disse o ministro.

Nesta quinta-feira (28) pela manhã, Sá Leitão participou da abertura do festival, que vai até 8 de julho. Neste ano, o evento homenageia a Armênia, antiga república da ex-União Soviética, localizada na Ásia; e a Catalunha, região da Espanha onde fica a cidade de Barcelona.

Representantes do MinC e do Instituto Smithsoniano deverão reunir-se para planejar e organizar conjuntamente as atividades em homenagem à cultura brasileira no festival de 2019. Inicialmente deverão ser definidos os temas da programação e um plano de trabalho. Sá Leitão embarcará de volta para o Brasil nesta quinta-feira (28) à noite. Ele irá direto dos EUA para Manaus (AM), de onde viajará a Parintins (AM) para acompanhar a 53ª edição do Festival Folclórico da cidade.

Fonte: Minc

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: