Geral

Cubanos do Programa Mais Médicos no Piauí passam por treinamento em Te

cubanos piaui treinamento teresina

Quarta - 30/10/2013 às 09:10



Fo realizado no início na manhã de ontem (29), no auditório da Escola Fazendária, o treinamento dos médicos cubanos que participam da 2ª etapa do Programa Mais Médicos, do Governo Federal, e que vão atuar em 16 municípios do Piauí. Esta ação está sendo promovida pelo Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (COSEMS-PI), em parceria com Secretaria Estadual de Saúde (SESAPI), Universidade Federal do Piauí (UFPI) e o Ministério da Saúde.



A primeira atividade do evento foi uma solenidade de acolhimento dos 27 médicos cubanos. O treinamento termina na próxima sexta-feira, dia 1º de novembro. A solenidade de abertura contou com a presença da presidente do COSEMS-PI, Socorro Candeira; do prefeito de São João do Piauí, Gil Carlos; prefeita de Miguel Alves, Salete Rego; prefeito de União, Gustavo Medeiros; a Gerente de Atenção Básica do Estado, Cassandra Costa; o representante do Ministério da Saúde, Mariano Neto, além de secretários municipais de saúde dos municípios contemplados neste segundo ciclo do mais médico.



De acordo com a presidente do COSEMS-PI e Secretária Municipal de Saúde de Luís Correia - PI, Socorro Candeira, esse treinamento é para que os médicos intercambistas se familiarizem com o sistema de saúde do nosso Estado. “Eles também vão ficar conhecendo um pouco de nossa cultura e costumes para que possam se sentir mais próximos da nossa população”, explicou Socorro Candeira. A presidente afirmou ainda que o município de Luís Correia também foi contemplado com uma médica cubana, e que baseado no depoimento de gestores dos municípios que receberam estes profissionais na primeira etapa do mais médico, suas expectativas são muito positivas.



Vinda da cidade de Guantánamo, em Cuba, a médica Elba Velazquez, irá para a cidade de Esperantina. Com 27 anos de experiência na área de atenção básica, a profissional conta que já fez trabalho semelhantes ao Mais Médicos na Venezuela e em Cabo Verde. “Estou muito empolgada para começar a trabalhar, espero poder ajudar muito e contribuir para o bom andamento da saúde no Brasil”, afirmou.



Uma das cidades beneficiadas nessa 2ª etapa será Miguel Alves, localizada a 116 km de Teresina. “Vamos receber dois médicos que irão atuar na Estratégia Saúde da Família (ESF). Tínhamos dificuldades em fixar profissionais trabalhando, mas agora com o Programa isso será possível e a população poderá contar com o ótimo serviço que será prestado”, concluiu a Prefeita de Miguel Alves, Salete Rego.



Antônia Ribeiro, Secretária de Saúde de São Miguel do Tapuio, conta que o município já possui dois médicos do Programa e também foi contemplado na 2ª etapa com mais um. “Essa é uma excelente oportunidade para desafogarmos os hospitais municipais. Os dois médicos que trabalham em São Miguel já estão bem adaptados e superaram nossas expectativas. Agora vamos completar nossa equipe para continuar nosso árduo trabalho”, disse a secretária.



Após a conclusão do treinamento, cada profissional será encaminhado para os municípios onde serão lotados. Os médicos irão compor as equipes da Estratégia de Saúde da Família durante 36 meses, podendo ser prorrogado. As cidades do Piauí beneficiadas neste ciclo do Programa Mais Médicos são: Barras, Corrente, Cocal, Paulistana, Pio IX, União, José de Freitas, Esperantina, Luís Correia, Luzilândia, Oeiras, Parnaíba, Pedro II, São João do Piauí, São Miguel dos Tapuios e Miguel Alves.

Fonte: agencias

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: