Cultura

Crítico literário Antonio Candido morre aos 98 anos

Ele venceu quatro vezes o Prêmio Jabuti e foi o primeiro brasileiro a receber o Prêmio Internacional Alfonso Reyes
Fonte: Noticias ao minuto | Editor: Redação 12/05/2017 14:06
Antonio Candido Antonio CandidoFoto: Reprodução

Nesta sexta-feira (12), o crítico literário e sociólogo Antonio Candido faleceu em decorrência de problemas no intestino. O professor de 98 anos estava internado no hospital Albert Einstein, segundo o jornal O Estado de S. Paulo.

Candido escreveu diversos livros, entre eles Formação da Literatura Brasileira: Momentos Decisivos (1959), Formação da Literatura Brasileira (1975) e revolucionou a maneira como os intelectuais veem a cultura nacional. Nascido em 1918 no Rio de Janeiro, mas viveu a infância em Minas Gerais. Em 1937, mudou-se para São Paulo, onde ingressou dois anos depois na faculdade de Direito, que ele não chegou a completar, e na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP). Já em 1942, o autor ingressou o corpo docente da USP.

Ao longo de sua carreira acadêmica, Antonio Candido chegou a formar intelectuais como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o crítico Roberto Schwarz, seu principal discípulo. Ele venceu quatro vezes o Prêmio Jabuti e foi o primeiro brasileiro a receber o Prêmio Internacional Alfonso Reyes, em 2005, segundo a revista Veja.

Comentários