Brasil

Crise no Rio tem relação com a indústria do petróleo

Enquanto o auge do setor dava esperança ao Estado, Lava Jato trouxe a sua ruína

Sexta - 18/11/2016 às 15:11



Foto: Agencia Brasil Sergio Cabral
Sergio Cabral

O "boom" da indústria do petróleo e sua ruína após a operação Lava Jato tem uma relação direta com a aliança do ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral e ex presidente Lula (PT). Segundo a Folha de S. Paulo, essa combinação propiciou o esquema de corrupção da "Calicute", braço da operação Lava-Jato. 

A aliança entre Cabral e Lula viabilizou convênios para execução de obras do PAC (Porgama de Aceleração do Crescimento) e o pagamento de aposentados ficou por conta da arrecadação dos royalties do petróleo. Assim, o Estado proporcionou a ampliação de serviços como as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e as UPPs (Unidade de Polícia Pacificadora) com recursos próprios. A expansão desses projetos, considerados símbolos de disputa eleitoral, sempre foi criticada por falta de planejamento.

Investigações da Lava Jato apontam que Cabral já cobrava 6% de propina sobre as obras com recursos federais nesta época.  Quando foi instalada, em 2014, a operação paralisou a cadeia de negócios da Petrobras o que agravava, de forma crescente, a situação econômica do Rio de Janeiro. A instabilidade piorava enquanto aumentavam as investigações contra Cabral, e o ex-governador foi preso quando a crise financeira no Estado atingiu seu ápice.

Fonte: Noticias ao Minuto

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: