Crianças obesas apresentam gordura no fígado muito cedo

Nos Estados Unidos, patologias no fígado são comuns entre crianças e adolescentes


Obesidade Infantil

Obesidade Infantil Foto: Daily Times

A obesidade infantil é um mal que tem sido considerado pelos órgãos de saúde pública como epidemia mundial. E um estudo publicado no Journal of Pediatrics, mostrou que o excesso de peso pode afetar o fígado das crianças a partir dos 8 anos de idade. A pesquisa apontou que o aumento de gordura no abdômen das crianças aumenta a probabilidade de que tenham marcadores para doença hepática gordurosa não alcoólica.

O que é a doença hepática gordurosa não alcoólica?

É resultado do acúmulo de muita gordura no fígado, levando a inflamações e danos. Nos Estados Unidos, aproximadamente 80 milhões de pessoas sofrem com patologias no fígado, sendo incidente em crianças e adolescentes.

E a obesidade infantil no Brasil?

Em estudo recente sobre a obesidade infantil, conduzido pelo portal Trocando Fraldas com 10 mil participantes de todo o Brasil, sendo 3800 mães, mostrou que de 10% das crianças acima do peso, 1 em cada 5 já teve algum problema de saúde devido a obesidade. Outro dado alarmante é que 59% das famílias brasileiras não incentiva o filho à prática de alguma atividade física. Entre mulheres mais jovens de 18 a 24 anos, o índice sobe para 69%.

O risco de obesidade em crianças sem incentivo a qualquer atividade física aumenta em 50% e a probabilidade de que crianças se tornem obesas comendo em frente a aparelhos eletrônicos aumenta em 33%. A pesquisa também mostrou que mais da metade dos pais precisa reclamar com os filhos pelo excesso de tempo que passam em frente a aparelhos eletrônicos. A obesidade também pode levar a problemas como diabetes, hipertensão, colesterol alto, entre outros.

O que se pode fazer para reverter o quadro?

É essencial que se cuide da dieta das crianças, evitando ao máximo o consumo de alimentos gordurosos e de guloseimas em geral. As brincadeiras ao ar livre e esportes devem ser estimulados pelos cuidadores da criança, que nem sempre são os pais. Em caso de criança acima do peso, é essencial que um especialista seja procurado para que medidas sejam tomadas para reverter este problema de saúde.

Fonte: Notícias ao Minuto

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: