Criança Feliz promove atenção à primeira infância com mais de 25 mil visitas à famílias de Teresina

Dados são referentes ao período de dezembro de 2017 e outubro de 2018


Criança Feliz

Criança Feliz Foto: Ascom

Fortalecer a primeira infância das crianças de famílias em situação de vulnerabilidade social em Teresina. Esse é o objetivo principal do Criança Feliz, programa que já realizou mais de 25 mil visitas à famílias da capital. Os dados, divulgados nesta segunda-feira (10), pela Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Polícias Integradas (SEMCASPI), são acumulativos e contabilizam as ações realizadas desde dezembro de 2017 até o mês de outubro deste ano.

O programa Criança Feliz tem em seus objetivos promover o desenvolvimento humano a partir do apoio e acompanhamento integral na primeira infância; apoiar a gestante e a família na preparação para o nascimento e cuidados perinatais; fortalecer os vínculos e papel das famílias para o desenvolvimento da criança; além de integrar, ampliar e fortalecer ações de políticas públicas voltadas para gestantes, crianças na primeira infância e suas famílias.

"O programa tem sido tão bem desempenhado que a Semcaspi planeja aumentar o número de visitadores e, assim, promover um maior atendimento às famílias que recebem as visitas de nossos profissionais, que monitoram o desenvolvimento físico, psicológico e escolar da nossa criançada", comenta Samuel Silveira, secretário da Semcaspi.

Os Centros de Referência em Assistência Social (Cras) contemplados com o programa Criança Feliz são: no Território Norte: os Cras Norte II e Cras Norte III; Território Leste: os Cras Leste I e Cras Leste III; Território Sul: os Cras Sul III e Cras Sul IV; Território Sudeste: os Cras Sudeste I e Cras Sudeste III.

"O Programa da Primeira Infância no SUAS - Criança Feliz vem sendo realizado de forma intensa e em consonância com os CRAS compreendendo assim ações planejadas e sistemáticas conforme as orientações técnicas para o apoio às famílias no sentido de criar estratégias que propiciem estímulos ao desenvolvimento infantil, bem como o Fortalecimento de Vínculos entre cuidadores e suas crianças", reforça a coordenadora do Programa, Elizabeth Nogueira.

Atualmente, o programa conta com 67 profissionais em Teresina. Sendo uma coordenadora, cinco supervisores e 61 visitadores – psicólogos, assistentes sociais e pedagogos. Até o final deste mês, a perspectiva é um aumento de 50% no quadro de visitadores.

Sobre o programa

Foi instituído por meio do decreto n° 8.869, de 05 de outubro de 2016, tendo como fundamentação o Marco Legal da Primeira Infância. São priorizadas famílias em situação de vulnerabilidade social, nos seguintes recortes: gestantes, crianças de zero a três anos e suas famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família; criança de até seis anos e suas famílias beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e crianças de até seis anos em serviços de acolhimento.

Fonte: Assessoria de Comunicação - SEMCASPI

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: