Brasil

Crescendo em ritmo dobrado, Piaui potencializa expansão do Matopiba

soja crescimento dobrado Piauí

Quarta - 06/05/2015 às 10:05



Foto: divulgação Agricultura
Agricultura
 Com um crescimento quase duas vezes acima da média da região, o Piauí tem se destacado como o estado com maior potencial em expansão de área produtiva no Matopiba. A sigla define a fronteira agrícola formada pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. De acordo com a Expedição Safra, levantamento técnico-jornalístico da produção de grãos, apenas no cultivo de soja o estado cresceu 190% em área cultivável na última década, diante de uma variação média de 97% da região. E 241% em produção contra 137% na média de crescimento do bloco.

De acordo com a Expedição Safra, a região do Matopiba que tem atualmente cerca de 4,8 milhões de hectares cultivados,tem potencial para chegar a 10 milhões de hectares de área produtiva. Parte disso devido à forte expansão da produção de grãos no Piauí. “Embora o avanço percentual verificado nos últimos dez anos tenha sido sobre uma base pequena, o ritmo de crescimento mostra que o estado tem condições de liderar a expansão do Matopiba”, analisa Giovani Ferreira, coordenador da Expedição Safra.

Na última década, a produção conjunta de soja na região foi de 5 milhões para mais de 10 milhões de toneladas. E a de milho 1ª e 2ª safras de 2,4 milhões para 6,3 milhões de toneladas.

As condições climáticas favoráveis, com um regime de chuvas bem definido, e o crescimento do chamado ‘mercado nordestino’, que viu o seu poder aquisitivo aumentar nos últimos dez anos, são alguns dos fatores que colaboraram para o desenvolvimento regional.

“A produção de soja e milho do Piauí tem abastecido um mercado de carnes também crescente no Nordeste brasileiro, que em alguns casos paga até melhor que à exportação”, pontua Ferreira. No período analisado, o volume de soja no Piauí saltou de 550 mil para 1,9 milhão de toneladas, enquanto que o de milho cresceu de 200 mil para 1,2 milhão de toneladas.

Infraestrutura
Obras de infraestrutura que ajudam a viabilizar a produção de grãos também foram determinantes para a expansão produtiva da região. É o caso do asfaltamento da rodovia Transcerrado. Principal rota no Sul do Piauí, essa via possibilita o escoamento para o Porto de Itaqui, no Maranhão, onde recentemente foi inaugurado o Terminal de Grãos, conhecido como Tegram.

Festa da Soja
Um dos símbolos dessa nova fase vivenciada pelo agronegócio do Piauí é a Festa da Soja, cuja edição deste ano ocorre nos dias 7, 8 e 9 de maio. Promovida pela associação de produtores no distrito de Nova Santa Rosa, em Uruçuí, o evento surgiu em 2007 motivado pelo entusiasmo com que crescia a produção piauiense de soja.

Hoje, apesar de ainda manter o nome, a Festa da Soja evoluiu para um caráter mais técnico-comercial e nesta edição contará com mais de 30 expositores, além de uma variada programação de palestras.

No dia 8 de maio, está programada a palestra do coordenador da Expedição Safra, Giovani Ferreira. Com o tema “Da produção à logística, a última grande fronteira agrícola do país”, o palestrante vai abordar o potencial, os avanços e desafios da região à frente do Matopiba.

Festa da Soja
Palestra “Da produção à logística, a última grande fronteira agrícola do país” – Giovani Ferreira, coordenador da Expedição Safra
Data: 8 de maio de 2015
Horário: 15h30
Local: Nova Santa Rosa – Uruçuí (PI)

Sobre a Expedição Safra
A Expedição Safra é um projeto do Agronegócio Gazeta do Povo desenvolvido desde o ciclo 2006/07. O projeto consiste em um levantamento técnico-jornalístico da produção de grãos. Da América do Sul à América do Norte, a sondagem periódica percorre em 16 estados brasileiros, mais as regiões produtoras dos Estados Unidos, Paraguai, Argentina e Uruguai. Para ampliar a discussão sobre mercado, desde a temporada 2010/11 a Expedição estabeleceu os chamados roteiros extraordinários, com incursões à Europa (Alemanha, Holanda, Bélgica e França), China e Índia.

Fonte: assessoria

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: