Brasil

Cresce o número de discentes em busca do diploma na EAD

Ead cresce procura diploma

Domingo - 20/11/2011 às 19:11



 A educação à distância (EAD) já responde por 14,6% das matrículas de graduação no ensino superior do país, segundo dados do Censo da Educação Superior de 2010, divulgados pelo Ministério da Educação (MEC). O número de estudantes em busca do diploma atingiu 6.379.299 alunos em 2.377 instituições de ensino superior, que oferecem 29.507 cursos. A pesquisa é realizada anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Segundo dados do Censo, nos cursos presenciais estão matriculados cerca 3,9 milhões de alunos no bacharelado, 928 mil nas licenciaturas e 545 mil na modalidade tecnológica, de menor duração. Já na educação à distância, as matrículas de licenciatura são 426 mil, de bacharelado, 268 mil e nos tecnológicos, 235 mil discentes.

O destaque deste Censo é o crescimento do número de matriculados, principalmente nas regiões Norte e Nordeste, atendendo a atual política educacional do País.

Em 2006, após concorrer à Chamada Pública do Edital nº. 1, de 20 de dezembro de 2005, MEC/SEED, a Universidade Federal do Piauí (UFPI), em consórcio com o Governo Federal, Estadual, UESPI, CEFET-PI e Municípios locais, elaborou o Projeto de criação do Centro de Educação à Distância (CEAD/UFPI).

Segundo diretor geral do CEAD, Prof. Gildásio Guedes, atualmente o CEAD oferece os seguintes cursos: Bacharelado Administração - Projeto Piloto, Bacharelado Administração, Sistemas de Informação, Licenciatura, Biologia, Filosofia, Física, Química, Matemática e Pedagogia. "Em breve serão lançados novos cursos como o de Letras. Hoje são 8.000 mil estudantes matriculados na modalidade à distância pela UAB e em 2012 a previsão é de 9.000 discentes matriculados", disse.

A UAB do Piauí possui uma metodologia de estudo que combina material impresso, áudios, vídeos, multimídia, internet, videoconferências e fóruns, realizados na Plataforma Virtual de Ensino e Aprendizagem, e-ProInfo, com uma viabilidade de mudança para a plataforma Moodle. O e-proinfo é um Ambiente Colaborativo de Aprendizagem a Distância, baseado em tecnologia Web.

Objetivos da Centro de Educação à Distância (CEAD)

O diretor da CEAD, a Universidade Aberta do Piauí tem como objetivos oferecer educação gratuita e de qualidade à população piauiense, em seu respectivo domicílio, criar cursos que atendam às necessidades socioeconômicas de cada região, além de administrar as atividades técnicas administrativas junto às devidas coordenações responsáveis pelo funcionamento da universidade.

Fonte: agencias

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: