Educação

Craques em matemática no Enem revelam segredo para ter bom resultado

Para Alexandre e Lucas, treinar é fundamental para ir bem em matemática no Enem

Segunda - 30/01/2017 às 11:01



Foto: Ultra Curioso Matemática
Matemática

Alexandre Schalch, 18, e Lucas Kadota, 17, tiraram dois "notões" na prova de matemática do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2016: eles alcançaram, respectivamente, 976,6 e 977,3 pontos. Nessa edição do exame, a nota máxima obtida por quem gabaritou a prova de exatas foi 991,5 pontos.

Para Alexandre, que busca uma vaga em medicina, o que "pega" na prova de matemática é o tempo, já que os candidatos têm até 5h30 para responder a 45 questões de exatas, outras 45 de linguagens e ainda fazer uma redação.

Lucas, que tenta uma vaga em engenharia de materiais, dá a dica para quem quer se dar bem nessa corrida contra o tempo: "é bom pegar os últimos 5 anos de Enem, por exemplo, e resolver marcando o tempo, para ver se você está mesmo preparado e apto para fazer a prova dentro do tempo limite".

"A prova do Enem é bem puxada. É preciso ter uma boa rotina de estudos e treinar bastantes questões, se concentrar por bastante tempo", concorda Alexandre.

TRI a seu proveito

Outra boa estratégia, segundo eles, é saber tirar proveito do sistema TRI (Teoria de Resposta ao Item), utilizado pelo Enem. Na TRI, não se leva em conta para o cálculo da nota apenas o número de acertos do candidato, mas também o nível de dificuldade de cada questão.

"Como o Enem usa a TRI, a pessoa precisa fazer uma leitura vertical do texto, ver se aquela questão vai demandar tempo, se vai ser fácil ou não", explica Lucas.

Assim, no caso de ser uma questão mais difícil (e que, portanto, possa acabar exigindo mais tempo do candidato), ele conta que é mais recomendado pular para a próxima pergunta, deixando essa para depois.

"Uma questão fácil que você perde acaba fazendo bastante diferença na sua nota", ressalta Alexandre.

Treinar, mas sem se desesperar

Tanto Lucas quanto Alexandre contam que sempre gostaram de matemática --alunos do sistema de ensino Poliedro, os dois já conquistaram medalhas em competições como a Olimpíada Paulista de Matemática e a Matemática sem Fronteiras.

Mesmo assim, eles investiram bastante em treinar exercícios ao longo do ano para aumentar a agilidade na hora de responder às questões do Enem.

Para quem busca conseguir uma boa nota na prova de exatas, mas não se dá tão bem assim com a matemática, Alexandre recomenda: "foque nas questões e vá em plantões de dúvidas. Não se desespere ao ver uma questão que achar difícil".

Lucas concorda e ressalta: "busque auxílio quando estiver com mais dificuldade. A matemática é uma matéria em que se você deixar dúvidas para trás o conteúdo começa a se embolar, e tudo vira uma bola de neve de problemas".

Fonte: UOL

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: