CPI da Petrobras começa com discussão entre Deputados

Petrobras Protestos PSOL PT CPI


Plataforma da Petrobras

Plataforma da Petrobras Foto: Arquivo

O presidente da CPI da Petrobras na Câmara dos Deputados, Hugo Motta (PMDB-PB) anunciou nesta quinta-feira (5) a criação de quatro sub-relatorias, que deverão ficar sob o comando do PSDB, PP, PSC e PR.Os nomes foram indicados por Motta, sem submetê-los ao plenário. Partidos contrários à medida do presidente, como o PT e o PSOL, protestaram e houve forte discussão entre os parlamentares.

A justificativa de Motta com a criação das sub-relatorias é descentralizar os trabalhos, mas, na prática, vai enfraquecer os poderes do relator da CPI, Luiz Sérgio (PT-RJ), em mais um indício de descontentamento do PMDB com o governo.

Diversos partidos se queixaram de não terem sido ouvidos sobre a criação de sub-relatorias nem para indicar nomes para assumir as vagas. Houve protestos no momento do anúncio, gerando forte discussão com o presidente do colegiado.

Aos gritos e com o dedo em riste, o deputado Edmilson Rodrigues (PSOL-PA) chamou o presidente da comissão de “moleque” diversas vezes.

“Não serei fantoche para me submeter. Não tenho medo de grito”, rebateu Motta, exaltado.
“Não fomos ouvidos para nenhuma candidatura. É um fato grave, estranha, causa desconfiança entre aqueles que forma o bloco”, afirmou o líder do PPS, Rubens Bueno (PR), acrescentando que a legenda deixará o bloco parlamentar com o PSDB, PV e PSB.

Para o deputado Ivan Valente (PSOL-SP), a formação das sub-relatorias não pode ser feita “a partir de acordo de coxia”.

Motta rebateu as críticas dizendo que o regimento da Casa não impõe nenhum impedimento para que o presidente da comissão indique sub-relatores. “Não abrirei mão de indicar as sub-relatorias”, afirmou.
Instalada na semana passada, a comissão realizou a sua primeira reunião efetiva de trabalho nesta quinta. Foram eleitos os três vice-presidentes da CPI: Imbassahy (PSDB-BA), Felix Mendonça (PDT-BA), Kaio Maniçoba (PHS-PE).

O PT contestou a indicação da chapa única, alegando que não havia sido consultado. “Não temos objeção individual a ninguém, entretanto, não participamos de acordo para as vice-presidências”, queixou-se o deputado Afonso Florence (PT-BA).

Motta disse que não foi procurado pelos petistas ao longo da semana para que manifestassem interesse em indicar candidatos a vice-presidência. “Procuramos membros de partidos diferentes para ter composição eclética para darmos legitimidade a essa CPI”, afirmou.

O colegiado ainda vai analisar e votar 336 requerimentos apresentados pelos partidos. Segundo a secretaria da comissão, Motta pretende ainda levar a voto um requerimento para contratar a empresa Kroll, consultoria que trabalhará para a comissão em busca de recursos de delatores em contas no exterior.

O relator da CPI também deverá apresentar o seu plano de trabalho.

Fonte: globo.com

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
CPI
Próxima notícia

Dê sua opinião: