Cozinhar com altas temperaturas é ruim para o coração, diz estudo

As formações de produtos tóxicos associados à preparação a altas temperaturas


Colocar leite para ferver e ao levantar fervura colocar a coalhada para cozinhar dento do leite.

Colocar leite para ferver e ao levantar fervura colocar a coalhada para cozinhar dento do leite. Foto: Goretti Mendes

Um estudo publicado recentemente na revista Nutrition aponta que o hábito de cozinhar com temperaturas muito altas para conseguir que a comida fique bem douradinha e crocante pode aumentar o risco desenvolver de doenças cardiovasculares e até Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Há muito tempo que se sabe que as frituras são inimigas da saúde cardiovascular e da circunferência abdominal, devido ao excesso de calorias e de gordura. Mas, segundo o site Science Daily, um estudo recente sugere um novo problema associado a este tipo de preparação dos alimentos: as formações de produtos tóxicos associados à preparação a altas temperaturas.

Os estudo internacional liderado pela Universidade de Edimburgo descobriu que cozinhar os alimentos a temperatura acima dos 150º C altera a sua estrutura química e pode levar à formação de compostos químicos conhecidos como contaminantes neoformados (NFCs, na sigla em inglês), que por sua vez aumentam o risco de doenças cardíacas.

Raj Bhopal, professor de saúde pública na Universidade de Edimburgo, na Escócia, e principal autor do estudo, destaca que esta descoberta pode ser a resposta para o fato de alguns grupos étnicos serem mais suscetíveis a doenças do coração.

Fonte: Noticias ao Mintuo

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: