Geral

Corujão Escolar evitar roubos e arrombamentos

No mês de julho, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em conjunto com a Polícia Militar impla

Sexta - 31/07/2015 às 16:07



Foto: PM-PI Vatura do Comando de Policiamento Escolar
Vatura do Comando de Policiamento Escolar
No mês de julho, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em conjunto com a Polícia Militar implantou o programa Corujão Escolar, com o objetivo principal de coibir arrombamentos e invasões nas unidades escolares no período das férias. O programa encerra neste final de semana com balanço bastante positivo, pois durante o recesso escolar não houve registro de casos. A média de arrombamentos era de 13 em cada mês de férias.

"Desta vez, único caso que tivermos aconteceu na quinta (30), quando um assaltante entrou em uma escola, mas o vigia imediatamente nos alertou e conseguimos evitar que levassem qualquer objeto. Ocorreu o arrombamento, mas não roubaram nada", comentou o comandante da Companhia Independente de Policiamento Escolar, major Marcos Vinícius.

No recesso escolar do início do ano, compreendido entre os meses de janeiro a março deste ano, foram notificados pelo policiamento 29 ocorrências de arrombamentos, com roubos de condicionadores de ar, tablets e computadores das escolas. "Reduzir para zero o número de casos em que os assaltantes conseguem ter êxito é um resultado muito melhor que o esperado", comemora o comandante.

O programa funciona com o aumento das rondas ostensivas de viaturas nas escolas estaduais de Teresina, principalmente no horário da noite, quando passam a circular ininterruptamente. Há também uma maior parceria dos policiais com os vigilantes e diretores, para que façam alertas mais céleres nas tentativas de arrombamentos.

Desde o final de março, a Seduc em conjunto com a PM-PI deram início ao programa Ronda Escolar, com o aumento do contingente do Policiamento Escolar de 30 para 80 policiais e aumento do número de viaturas de três para dez veículos. Logo nos primeiros dois meses, o programa conseguiu reduzir em 11% as ocorrências de violência nas escolas estaduais.

A partir do início das aulas da rede pública o policiamento será normalizado em três turnos. O policiamento será direcionando para os horários de entrada e saída, dos alunos para inibir a criminalidade nas imediações das escolas. 

Fonte: PM-PI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: