Corpo de Bita do Barão é velado sob forte comoção em Codó; vídeo

O sepultamento será a partir das 17h deste sábado (20)


Umbandista Bita do Barão

Umbandista Bita do Barão Foto: Facebook/Tenda Mestre Bita Do Barão

Sob forte comoção, o corpo do umbandista maranhense Bita do Barão está sendo velado nesta sexta-feira (19) no Palácio de Iansã, que fica na Tenda Espírita Rainha Iemanjá, no município de Codó (MA). O Pai de Santo faleceu aos 108 anos, na tarde de quinta-feira (18), na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital particular de Teresina (PI).

O corpo de Bita do Barão chegou por volta das 20h20 de ontem em Codó e foi recebido com muita tristeza por centenas de pessoas, entre seus filhos de santos, a comunidade, familiares e amigos.

No velório ocorre rituais característicos da Umbanda. O caixão está aberto para que todos os presentem possam se despedir do maior pai de Santo do Brasil. Antes do sepultamento, vai acontecer a despedida “Tambor de Choro” será realizada pelos seus filhos de santo. O enterro está previsto para às 17h deste sábado (20), no Cemitério Central, em Codó.

Bita do Barão ganhou fama nacionalmente ao atender em seu terreiro personalidades políticas como a família Sarney por exemplo. Bita do Barão estava internado há 10 dias devido a uma infecção pulmonar, que se agravou para um problema renal e de pressão alta.

A família informou que o umbandista aguardava a liberação médica para ser transferido por uma UTI móvel de Teresina para a residência dele, em Codó, mas ele faleceu antes que a transferência pudesse acontecer.

A morte de Bita do Barão gerou grande repercussão nacional e nas redes sociais milhares de pessoas, entre elas autoridades, lamentam a morte do umbandista. O governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Igualdade Racial (SEIR), também lamentou o falecimento do religioso e solidarizou com a comunidade umbandista, a família de Bita do Barão e com as lideranças religiosas dos cultos afros.

A ex-governadora do Maranhão, Roseana Sarney, disse por meio de nota, que o líder será sempre para o Maranhão e para o mundo uma referência de preservação do culto e religião de matrizes africanas e expressou o pesar aos familiares, amigos e seguidores do Babalorixá.

Já o ex-presidente da República, José Sarney, disse que Bita do Barão era um amigo estimado e que fez de Codó uma referência para todo o Brasil.

Fonte: Redação Piauí Hoje

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: