Esportes

Corinthians goleia o Vasco fora de casa

O atacante paraguaio marcou três gols, viu Jadson ampliar de pênalti e contribuiu decisivamente para a goleada dos paulistas por 4 a 1, de virada.

Domingo - 29/07/2018 às 16:07



Foto: Exame - Abril.com Corinthians
Corinthians

Escalado como "falso 9" em um Corinthians com quatro homens de frente e possibilidades de variação tática, Romero brilhou em mais uma rodada do Campeonato Brasileiro. Na manhã deste domingo, diante do Vasco, o atacante paraguaio marcou três gols, viu Jadson ampliar de pênalti e contribuiu decisivamente para a goleada dos paulistas por 4 a 1, de virada - antes, Yago Pikachu havia aberto o placar em cobrança de pênalti sofrido por ele mesmo no primeiro tempo. Jadson (10) comemora gol junto com elenco do Corinthians.

Diante de 33 mil pessoas no estádio Mané Garrincha, em Brasília, Romero foi o verdadeiro 9 corintiano.

Foi a segunda vitória seguida do Corinthians no Brasileiro, o que rende a 7ª posição na tabela, cada vez mais próximo dos líderes, e ainda encerra um longo jejum de vitórias como visitante. Enquanto isso, o Vasco interrompe uma sequência de dois jogos sem derrotas e estaciona no 11º lugar, podendo ainda ser ultrapassado no complemento da 16ª rodada.

O Vasco visita o São Paulo na próxima rodada do Campeonato Brasileiro, domingo, às 16h. Já o desafio seguinte do Corinthians é pela Copa do Brasil. Na quarta-feira, recebe a Chapecoense pela ida das quartas de final, na Arena.

Melhor em campo mais uma vez, Ángel Romero chegou a 37 gols marcados pelo Corinthians, um dos números mais relevantes dos últimos anos dentro do clube. Para se ter uma ideia, ele ultrapassou Ronaldo Fenômeno em gols marcados pelo clube e chegou ao Top 10 de artilharia neste século, empatado com Deivid.

Contra o Vasco foram três gols, um deles demonstrando grande qualidade técnica após assistência de Pedrinho.

Entre as piores defesas do Campeonato Brasileiro, o Vasco sofreu novamente neste domingo, e o lado direito foi destaque negativo: simplesmente parou na descida de Pedrinho no segundo gol, após passe de Clayson.

O zagueiro Ricardo, que havia falhado em dois gols da LDU no meio de semana, pela Copa Sulamericana, comprometeu novamente e foi antecipado por Romero. Depois, ele ainda esteve envolvido no lance do pênalti em Mateus Vital e tomou cartão amarelo por falta dura em Romero.

O Vasco começou a partida desatento, com uma série de erros de passe na saída de bola que geraram discussão entre jogadores e cobranças por atenção. Reativo, o Corinthians tentou aproveitar os momentos de instabilidade para criar, baseado na movimentação de seus quatro homens de ataque - Romero até fez bonito lance para cima de Breno, mas ficou por aí.

Passados alguns minutos, o Vasco ficou confortável para se lançar ao ataque: marcação na saída corintiana, inteligência para criar espaços e bola aérea foram os pilares da blitz vascaína dos primeiros minutos.

A primeira boa chance rolou aos 9 minutos. Depois de um erro de passe de Jadson, Andrés Rios retomou a posse de bola e serviu Yago  Pikachu, A finalização saiu por cima do gol de Cássio, mas levou perigo.Pouco depois, um escanteio cobrado na área do Corinthians encontrou o próprio Ríos, que cabeceou exigindo grande defesa de Cássio. Ainda teve rebote, mas Andrey atirou para fora. Destaque dos primeiros lances do jogo, Ríos ainda chutou de fora da área e viu a bola raspar no travessão. Passada a pressão inicial do Vasco, o Corinthians entendeu a lógica de movimentações e transições do adversário e acertou a marcação. Isso tornou o jogo um tédio, com troca de passes no meio-campo, marcações encaixadas, espaços fechados e nenhuma chance relevante de gol.As únicas vezes em que houve perigo saíram em erros de passe na saída de bola, pois as duas defesas tinham momentos de desatenção, e na bola parada. Primeiro o Corinthians: aos 43 minutos, Clayson cobrou escanteio no meio da área e Danilo Avelar cabeceou bem, no travessão de Martín Silva.

No minuto seguinte ao lance em que quase saiu perdendo em Brasília, o Vasco abriu o placar. Yago Pikachu invadiu a área pela esquerda e passou entre Fagner e Gabriel.

O lateral-direito do Corinthians caiu sobre o vascaíno e o árbitro Dewson Freitas da Silva marcou pênalti - o Corinthians reclamou, alegando que Pikachu foi quem puxou Fagner para baixo. Em meio à polêmica, Pikachu cobrou com precisão no canto direito de Cássio e marcou.

O Corinthians tomou gol aos 45 minutos do primeiro tempo e reagiu logo aos 2 da etapa complementar. Jadson, que teve atuação discreta no primeiro tempo, recebeu lançamento e teve inteligência para atrair a marcação do goleiro Martín Silva, que não tinha opção.

Enquanto jogadores de linha do Vasco se posicionavam debaixo do gol para evitar a finalização corintiana, Jadson deu passe para Romero, que vinha de trás. O artilheiro corintiano chutou forte, rasteiro, e nem os dois jogadores em cima da linha evitaram o gol de empate no Mané Garrincha.

O poder de reação do Corinthians foi evidenciado nove minutos depois do gol de empate, quando o time de Osmar Loss virou o placar no Mané Garrincha. E a jogada é claro fruto de treino, com movimentação dos homens de ataque e triangulação na troca de passes. Clayson viu Pedrinho entrando em velocidade na ponta esquerda e fez o passe.

O camisa 38 levantou a cabeça e viu a chegada de Romero no meio da área. O paraguaio se antecipou ao zagueiro Ricardo e concluiu de primeira para o fundo das redes de Martín Silva. Um golaço.Apesar das mudanças de Jorginho, o Vasco não conseguiu atacar no segundo tempo e foi dominado pelo Corinthians. Logo após uma parada técnica para hidratação, Mateus Vital recebeu a bola em profundidade e apareceu entre Breno e Ricardo para entrar na área.

Um toque por baixo desequilibrou o recém-acionado meia e o árbitro marcou novo pênalti em Brasília. Jadson fez a cobrança e ampliou a vantagem do Corinthians, que era melhor em todo o segundo tempo. Desesperado para diminuir o placar, o Vasco foi para cima no fim do jogo, mas não deu sorte. Em contra-ataque rápido do Corinthians, Emerson Sheik parou a bola no pé, esperou a movimentação e tocou para Romero em velocidade, no meio das pernas de Breno.

O paraguaio sofreu o abafa de Martín Silva, mas concluiu com precisão, no fundo das redes do Vasco. Virou goleada no Mané Garrincha.

VASCO

Martín Silva, Luiz Gustavo, Breno, Ricardo e Ramon; Desábato (Paulo Vitor, aos 34/2ºT) e Andrey; Yago  Pikachu, Evander (Wagner, aos 15/2ºT) e Kelvin (Lucas Santos, aos 20/2ºT); Andrés Rios.T.: Jorginho

CORINTHIANS

Cássio; Fagner, Pedro Henrique, Henrique e Danilo Avelar; Gabriel e Douglas; Pedrinho (Emerson Sheik, aos 39/2ºT), Jadson (Léo Santos, aos 35/2ºT), Clayson (Mateus Vital, aos 22/2ºT) e Romero.T.: Osmar Loss.

Árbitro: Dewson Freitas da Silva (PA)Auxiliares: Helcio Araújo Neves (PA) e Heronildo Freitas da Silva (PA)

Público/renda: 33.516/R$ 1.823.665,00

Cartões amarelos: Ramon, Desábato, Ricardo (Vasco)

Gols: Yago Pikachu (VAS), aos 45min do primeiro tempo, Romero (COR), aos 2min, aos 1min e aos 47min do segundo tempo, e Jadson (COR), aos 33 minutos do segundo tempo.

Fonte: Noticias ao Minuto

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: