Coren – PI realiza Interdição Ética em Unidade Mista de Saúde de Santa Filomena

A ação consiste em uma fiscalização de rotina, que faz parte das atividades realizadas pelo COREN - PI


Fiscalização

Fiscalização Foto: Ascom

O Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren – PI), através dos conselheiros João Paulo Ferreira e Marttem Costa de Santana, realizou nesta sexta – feira (09), a Interdição Ética do Serviço de Enfermagem da Unidade Mista de Saúde da cidade de Santa Filomena, extremo sul do Piauí.

A ação consiste em uma fiscalização de rotina, que faz parte das atividades realizadas pelo COREN - PI e tem como objetivo, a inspeção do exercício profissional e a proteção da sociedade, prezando, sobretudo, a qualidade da assistência prestada ao paciente por parte do enfermeiro.

João Paulo Ferreira destacou a importância dessa ação, no sentido de apresentar a população, resultados eficazes do trabalho desenvolvido pelo conselho. Segundo ele, “o que fizemos é uma maneira de mostrar que o COREN – PI está atento a tudo que vem acontecendo, não só na capital, como em outros municípios do estado também e é através desse tipo de ocorrência, que mostramos a todos, a verdadeira finalidade desse órgão”, afirmou o conselheiro.

A ação, que aconteceu por volta das 08:30min dessa sexta – feira, já foi publicada no Diário Oficial da União e levada ao conhecimento do Enfermeiro Técnico responsável, do Diretor da Unidade e da Secretária Municipal de Saúde do munícipio. Através do documento expedido, a Unidade Mista de Saúde, por meio de seus enfermeiros, fica vetada a realizar quaisquer tipos de procedimento a novos pacientes que venham ingressar o quadro clínico da instituição. No entanto, os pacientes já internos possuem a garantia da assistência de enfermagem até o momento de sua alta.

Ainda de acordo com o conselheiro João Paulo, a equipe de enfermagem da Unidade fica interditada a executar as atividades até que a gestão da instituição resolva os problemas destacados e solicite do conselho, a desinterdição. Posterior a isso, cabe ao COREN – PI enviar novamente um fiscal ou Conselheiro, para averiguar se as solicitações foram atendidas afim de realizar a desinterdição.

O Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (COREN – PI) mantém-se vigilante em relação a situações como essa e acredita que o mais rápido possível, esse município vai ter interesse em resolver a situação para que a Unidade de Saúde não fique sem prestar cuidados de enfermagem a seus munícipes.

Fonte: Ascom Coren

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: