Coreia do Norte e do Sul retomam comunicações militares

Os exércitos realizaram nesta quarta-feira testes de troca de mensagens através da linha recentemente restaurada.


Coreias

Coreias Foto: Correio da Bahia

Os exércitos das duas Coreias se comunicaram hoje (10) -  pela primeira vez em quase dois anos - através de uma linha reativada de Pyongyang a Seul na sua histórica reunião de alto nível ocorrida ontem. Os exércitos realizaram nesta quarta-feira testes de troca de mensagens através da linha recentemente restaurada.

A linha está destinada a comunicações militares na região em torno do Mar Amarelo (chamado de Mar Ocidental nas duas Coreias). Pyongyang tinha deixado de utilizá-la em fevereiro de 2016, como forma de protesto pelo fechamento do complexo intercoreano de Kaesong, feito por Seul como castigo pelo desenvolvimento armamentístico de Pyongyang.

No entanto, a Coreia do Norte informou ao país vizinho, durante o encontro, que tinha reconectado esta via de comunicação. Durante a reunião, Pyongyang também aceitou a proposta de Seul de realizar futuras conversações de categoria militar para atenuar os ânimos em torno da tensa fronteira entre os dois países, que tecnicamente estão em guerra há 65 anos.

Fonte: Agência Brasil

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: