Mundo

Coreia do Norte aponta nomes de suspeitos de planejar a morte de Kim Jong-un

A Coreia do Norte exigiu nesta sexta-feira (12) a extradição do chefe de inteligência da Coreia do Sul

Sexta - 12/05/2017 às 13:05



Foto: Versions Originales Kim Jong-un
Kim Jong-un

A Coreia do Norte exigiu nesta sexta-feira (12) a extradição do chefe de inteligência da Coreia do Sul, o acusando de estar por trás de uma conspiração para assassinar o líder norte-coreano, Kim Jong-un, com uma arma bioquímica. A KCNA, agência de notícias estatal norte-coreana, acusou na última semana a CIA e o Serviço Nacional de Inteligência (NIS) sul-coreano de organizar um plano para assassinar sua "liderança suprema" (https://noticias.uol.com.br/ultimasnoticias/afp/2017/05/05/coreia-do-norte-acusa-a-cia-de complo-paraassassinar-kim-jong-un.htm) com uma arma bioquímica.

A acusação veio após semanas de tensão sobre o desenvolvimento de mísseis e armas nucleares pela Coreia do Norte (https://noticias.uol.com.br/ultimasnoticias/efe/2017/05/01/coreia-do-norte-acelerara-programa-nuclear-emresposta-a-politica-de trump.htm) e temores de que o país vai conduzir um sexto teste nuclear ou de lançamento de míssil balístico, desafiando resoluções do Conselho de Segurança da ONU.

A Coreia do Norte exigiu na quinta-feira a entrega de "suspeitos terroristas" (https://noticias.uol.com.br/ultimas noticias/reuters/2017/05/11/coreia-donorte-exige-entrega-de-suspeitos-de-suposto-complo-de-assassinato-delider.htm) envolvidos na conspiração mas não identificou nenhuma pessoa.

Nesta sexta-feira, a Promotoria-Central disse em comunicado divulgado pela agência de notícias estatal, KCNA, que os responsáveis incluíam o chefe do serviço de inteligência da Coreia do Sul, Lee Byung-ho, duas autoridades sul-coreanas e um homem chinês.
"Nós exigimos que as autoridades relevantes detectem, prendam e entreguem imediatamente para a Coreia do Norte os responsáveis pelo hediondo crime apoiado pelo Estado, cúmplices e seus seguidores", disse a Promotoria.

Fonte: UOL

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: