Municípios

Coordenadoria da Mulher realiza atividades na zona rural de cinco municípios

As cidades beneficiadas são São Luis do Piauí, São João da Canabrava, Bocaina, União e Lagoa Alegre.

Segunda - 24/04/2017 às 16:04



A Coordenadoria de Estado de Políticas para as Mulheres do Piauí (CEPM-PI) desenvolverá, nesta semana, ações de assistência jurídica, social e psicológica para mulheres da zona rural dos municípios de São Luis do Piauí, São João da Canabrava, Bocaina, União e Lagoa Alegre.

As atividades serão realizadas nas Unidades Móveis que são ônibus adaptados, os quais fazem parte do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra Mulheres e constituem uma das ações do Programa “Mulher, Viver sem Violência”, do governo brasileiro.

Os ônibus atenderão as comunidades: Santana (São Luis do Piauí), Serra do Maracujá (São João da Canabrava), Agravila (Bocaina), Novo Nilo (União) e Salobro (Lagoa Alegre). As mulheres dessas localidades participarão de rodas de conversa e palestras sobre autonomia econômica e os diversos tipos de violências.

Além disso, na Câmara de Vereadores de cada uma das cidades será realizada, também, a capacitação da Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência do Campo e da Floresta.

“A equipe da CEPM-PI levará um conteúdo de fácil entendimento e vai disposta a conversar com as mulheres sobre seus direitos. Falamos sobre a Lei Maria da Penha, destacamos a importância das denúncias, e trabalhamos a questão do empoderamento, tanto social quanto econômico. Os órgãos e associações que compõem a rede também passarão por uma formação para melhor atender as mulheres de cada localidade”, destacou a coordenadora estadual de Políticas para Mulheres, Haldaci Regina.

Unidades Móveis

Para que ocorra o funcionamento efetivo das unidades, é necessário que haja uma ação conjunta entre os poderes Executivo e Judiciário, assegurando equipes multidisciplinares e ações educativas voltadas para a prevenção de crimes contra mulheres. Nesse processo, a articulação e a ação dos movimentos de mulheres, do campo e da floresta, são fundamentais.

Em 2016, as atividades com os ônibus adaptados alcançaram 2.500 pessoas em 23 municípios piauienses distribuídos em nove territórios de desenvolvimento.

Fonte: Governo do Estado

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: