Convenções mostram a força da base governista

Nove partidos realizam convenções simultâneas no Atlantic City


Convenção do Partido dos Trabalhadores no Atlantic City, em Teresina

Convenção do Partido dos Trabalhadores no Atlantic City, em Teresina Foto: Paulo Pincel

Foi preciso suar a camisa, literalmente, para percorrer os muitos metros que separavam uma festa da outra. E haja água para matar a sede dos lideres, candidatos a candidatos e militantes, milhares, vestidos em camisas que identificavam os partidos que apoiavam. Teve gente que se perdeu. 

Pelos números dos organizadores das convenções que aconteceram simultaneamente nos vários espaços climatizados do Atlantic City Clube, no bairro São João, zona Sudeste de Teresina, mais de 30 mil compareceram aos espaços montados pela base governista, que demonstrou força, em publico e nos discursos.    

Por volta das 15h30, o governador e candidato à reeleição Wellington Dias (PT) chegou ao Atlantic City, acompanhado da pré-candidata a vice-governadora, Regina Sousa (PT) e dos pré-candidatos ao Senado, Marcelo Castro (MDB) e Ciro Nogueira (PP).  

Nove partidos que compõem a base aliadada realizavam suas convenções em espaços distintos. No MDB, houve votação em clima de desânimo para referendar as candidatuas do partido. A convenção foi presidida pelo ex-ministro João Henrique Sousa. Themístocles Filho apareceu. E depois foi para Parnaíba.

No PCdo B, PTB e Progressistas, apenas alguns metros separavam as festas. A do PTB rolava em cima e a do PCdoB embaixo e a do PP ao lado. Tudo muito junto. 

PDT e PR também ficam próximos. Os dois Flávio Nogueira, pai e filho, receberam os convidados com uma foto imensa do candidato a Presidente, Ciro Gomes, que ganhou rasgasdos elogios do presidente do PDT, na presença de Wellington, Ciro, Marcelo e Regina.

No PR, os deputados Dr. Hélio e Fábio Xavier ouviam a fala de Fábio Abreu, que vestiu a farda preta do RONE da PM, do qual fez parte, para iniciar a guerra, não contra o crime, mas pela reeleição. O capitão se disse orgulhoso por ter sido chamado de "caboclo" numa roda de bacana preconceituosos numa noite dessas.

O PRTB homologou oito candidaturas a deputado estadual, entre elas as de  Antônio Uchôa, Caio Bucar e Fernando Monteiro, presidente do partido, e sete a deputado federal, com Eduardo Ferreira, Dr. Candinho, Marcos Monteiro e mais quatro.

No PSD, os deputados estadual Georgiano Neto e federal Júlio César, pai e filho, lotaram um dos recintos. E viveram o maior aperto, porque o espaço era pequeno dermais para tanta gente. Se faltou espaço, sobrou entusiasmo.  

O PT ocupou o maior espaço, que ficou pequeno para abrigar os petistas, principalmenrte depois da chegada dos "convidados" - convencionais, cabos eleitorais e militantes - que seguiram para lá, depois da passagem da comitiva governista pelos outros espaços onde havia convenção.

Romaria

O PDT, do deputado federal Fábio Abreu (PR) foi o primeiro a receber a visita do governador  Wellington Dias, acompanhado dos candidatos a senador, Ciro Nogueira e Marcelo Castro. Regina Sousa se juntou ao grupo e todos foram para as outras convenções. PCdoB, PTB, PP. PSD... até chegarem ao palco principal, onde já haviam discursados os candidatos a deputado federal e estadual do PT. As vaias que todos previram, principalmente os adversários dos governistas, não aconteceram. Com aplausos os presentes receberam os quatro candidatos majoritários.   

O presidente do MDB do Piauí, deputado Marcelo Castro e o presidente Nacional do Progressistas, senador Ciro Nogueira, corresponderam no mesmo tom e discursaram entusiasmados. Os dois prometeram empenho e demonstram confiança na vitória do "time". "Wellington é um homem digno, tem a confiança do povo piauiense e por isso será novamente vencedor", disse Ciro Nogueira.  

"Vamos representar o povo piauiense em Brasília e trazer recursos para o Estado. Juntos vamos trazer verbas, gerar empregos e melhorar a vida dos nossos irmãos", prometeu Marcelo Castro. 

O prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), acompanhado da primeira-dama, Lucy Silveira, também foi ao Atlantic City, onde foi de um lado para o outro até conseguir achar o espaço onde estava o PP e cumprimentou o seu candidato a senador, Ciro Nogueira.

Já a deputada Janaina Marques (PTB) chegou "montada" no "cangote" de um cabra fortão e arrancou aplausos dos presentes. Mas quem comemorou mesmo foi o suplente de deputado Zé Hamilton, ex-prefeito de Parnaíba confirmado como suplente de Marcelo Castro.     

O último a discursar foi Wellington Dias. Já passava das 7 da noite quando a militância começou na deixar o recinto e votar de ônibus para casa. O engarrafamento nas ruas, avenidas e rodovia próximas ao AtlanticCity fez a volta para casa demorar mais que o esperado. "Mas valeu a pena",  repetia uma vendedora de cerveja, que abraço a vice-governadora e assistiu a democracia em cores, sons e rostos.      

Wellington Dias chega acompanhando de Marcelo Castro e Ciro Nogueira

Fábio Abreu tenta reeleição a deputado federalConvenção dos partidos da base aliada do GovernoConvenção do PSD
Iracema Portela
Margarete Coelho
Lucy e Firmino na convenção do Progressistas
Firmino Filho cumprimenta Ciro Nogueira

Wellington Dias chega a convenção partidária do PT
Convenção do PT
Convenção do Partido dos Trabalhadores no Atlantic City, em Teresina

FOTOS: Paulo Pincel / Luiz Brandão

Fonte: Paulo Pincel

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: