Controladoria-Geral do Estado do Piauí promove cursos de capacitação


Curso

Curso Foto: Assessoria

A Controladoria-Geral do Estado do Piauí (CGE) promoveu nesta terça-feira (18), dois treinamentos para os servidores do Estado sobre Tomada de Contas Especial e Suprimento de Fundos. As duas capacitações aconteceram na própria CGE, durante toda a manhã, com o objetivo de capacitar servidores públicos na realização desses procedimentos.

A capacitação sobre Tomada de Contas Especial foi ministrada pelo auditor governamental da CGE Marcelo Sekeff e teve como público-alvo os servidores responsáveis pelo acompanhamento de convênios estaduais e pela Tomada de Contas nos seguintes órgãos: Sesapi, Secult, Seduc, Setur, Seinfra, Secid, Setrans, Idepi, SDR, Sasc, Emgerpi, Fundespi, Semar, Segov, Emater e Setre. Na semana seguinte ao treinamento, serão realizadas oficinas práticas junto aos órgãos.

Já o treinamento sobre Suprimento de Fundos envolveu tomadores de Suprimento de Fundos e servidores dos setores administrativo, financeiro e controle interno do Detran-Pi e da Polícia Militar. O auditor governamental da CGE, Darcy Siqueira ministrou a aula. 

A realização de treinamentos e capacitações é uma das ações da CGE para atuar preventivamente junto aos órgãos.

“O propósito da CGE é esse: capacitar os servidores para que eles possam melhor exercer suas funções. A Controladoria tem em vista outros cursos sobre os mais variados temas relacionados diretamente à administração pública que devem ocorrer com maior frequência. Dessa forma esperamos contribuir para uma gestão pública mais eficiente”, explica a auditora Milde Lemos, coordenadora de Qualificação e Eventos da CGE.

TOMADA DE CONTAS

No final de 2015, a CGE publicou a Instrução Normativa CGE Nº 01/2015 que disciplina a instauração, a organização e o processamento de Tomada de Contas Especial e do Procedimento Administrativo Simplificado de Cobrança. Esse documento será a base da capacitação dos servidores com orientações sobre os casos de instauração de TCE, as providências a serem tomadas, as etapas do processo de cobrança, a certificação de contas e liquidação de dano e sanções administrativas. A Instrução Normativa aborda ainda sobre o procedimento administrativo simplificado de cobrança.

SUPRIMENTO DE FUNDOS

Para subsidiar os trabalhos dos servidores do Estado, a CGE publicou o Manual Operacional das Despesas com Suprimento de Fundos, que orienta, de maneira didática, as etapas de realização dos procedimentos. Na capacitação desta terça-feira (18), os servidores terão a oportunidade de conhecer o manual e esclarecer possíveis dúvidas.

S

Fonte: Assessoria

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: