Cidade

Contribuintes podem doar 6% do imposto de renda para projetos sociais até dia 31

Pessoa física pode destinar até 6% do imposto; pessoas jurídicas, tributadas pelo lucro real, até 1%.

Terça - 27/12/2016 às 12:12



Foto: Jornal a Tribuna Imposto de Renda
Imposto de Renda

Dezembro está chegando ao fim, mas ainda dá tempo de ajudar crianças, adolescentes do Piauí com parte do valor deduzido do Imposto de Renda (IR). Até o último dia útil do ano, os contribuintes podem destinar até 6% do IR a ser pago ao governo para o Fundo da Criança e do Adolescente e contribuir com a implementação das políticas públicas voltadas para esse público.

Para destinar esse percentual, o contribuinte deverá optar pela declaração completa e calcular a doação de acordo com o total do IR devido. Para pessoas jurídicas, tributadas pelo Lucro Real, a porcentagem permitida é de 1% do Imposto de Renda devido.

Esse tipo de doação não oferece risco para o contribuinte e ajuda milhares de pessoas, uma vez que parte do dinheiro que seria pago ao Governo na forma do imposto será utilizado por entidades beneficentes e fundos. Essas entidades aplicam os recursos em projetos sociais que promovam e defendam os direitos da população infanto-juvenil e são administrados pelos Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente.

Através de parceria firmada com o Ministério Público Estadual, o Conselho Estadual de Direitos da Criança e do Adolescente do Estado do Piauí e a Secretaria do Estado da Assistência Social e Cidadania, o Conselho Regional de Contabilidade do Piauí (CRC-PI) atua na conscientização do contribuinte sobre a opção pela doação de recursos aos Fundos Estadual e Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente.

De acordo com o presidente do CRC-PI, Josafam Bonfim, o incentivo às doações ao Fundo é realizado pelo Programa do Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), do CRC-PI, que é responsável pela conscientização e divulgação junto à classe contábil.

“Além de auxiliar na capacitação de contabilistas, técnicos e membros dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente sobre a captação e gestão de recursos do Fundo, trabalhamos também com a realização de campanhas de conscientização e incentivo às doações dedutíveis do imposto de renda aos Fundo do Direito da Criança e do Adolescente e exercendo, assim, sua responsabilidade social”, explica Josafam Bonfim. 

Fonte: Lourdes Pereira

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: