Mundo

Contra Coreia do Norte, Trump diz que Japão é aliado

Presidente dos EUA telefonou para premier Shinzo Abe

Quinta - 06/04/2017 às 15:04



Foto: ABC News Trump e  Shinzo Abe
Trump e Shinzo Abe

Um dia após a Coreia do Norte ter realizado mais um teste de míssil balístico, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, telefonou ao primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, nesta quinta-feira, dia 6, para falar sobre a ameaça nuclear do país comandado pelo ditador Kim Jong-un.

Em comunicado sobre a conversa de 35 minutos, a Casa Branca afirmou que o mandatário norte-americano ressaltou ao premier japonês que "todas as opções estão na mesa", não descartando, portanto, ação militar contra a Coreia do Norte. A nota disse que Trump "deixou claro que os Estados Unidos continuarão a reforçar a sua habilidade para dissuadir e defender o seu país e seus aliados com total alcance das suas capacidades militares".

O comunicado também afirmou que os EUA veem como aliados "o Japão e a Coreia do Sul em face de sérias ameaças que a Coreia [do Norte] continua a propor e que os dois países pretendem manter contato para poder discutir outras questões de interesse.

Além disso, o presidente norte-americano também fez uma ligação à chanceler da Alemanha, Angela Merkel. Entre os principais assuntos discutidos pelos dois líderes esteve o míssil da Coreia do Norte e a ameaça que o país representa para o Ocidente. Além disso, o mandatário e a chanceler também falaram sobre o ataque químico na Síria da última terça-feira (4), sobre os desdobramentos do conflito na Ucrânia e a situação no Afeganistão. "Os líderes se comprometeram a manter cooperação estreita nestes e em outros temas", informou nota oficial sobre a conversa. 

Fonte: Noticias ao Minuto

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: