Geral

Contas da Educação na administração Átila Lira são reprovadas

Ainda cabe recurso da decisão

Quinta - 06/10/2016 às 19:10



Foto: Reprodução Depuatdo federal Átila Lira (PSB-PI)
Depuatdo federal Átila Lira (PSB-PI)

Atualizada às 16h32 do dia 07/10

Em nota, o deputado federal Átila Lira afirma que está aguardando a publicação para recorrer da decisão apresentando as justificativas para as devidas correções.

Matéria original

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) reprovou as contas do ex-secretário estadual de Educação e hoje deputado federal Átila de Freitas Lira, referente ao exercício financeiro de 2013. A decisão saiu na sessão plenária desta quinta-feira (6), presidida pelo vice-presidente da Corte de Contas, conselheiro Olavo Rebelo. O relator foi o conselheiro-substituto Jaylson Campelo, que votou pela irregularidade das contas de gestão do ex-secretário e pela aplicação de multa de 1 mil UFR-PI (Unidade de Referência Fiscal do Piauí), sendo seguido por unanimidade pelos demais conselheiros. 

Ele também declarou irregular as contas do Fundeb (Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização do Magistério), também com aplicação de multa de 1 mil UFR ao ex-gestor, além de abertura de procedimento administrativo com vistas à declaração de inidoneidade de empresas que fizeram contratos irregulares com a Educação no período sob análise. A decisão seguiu parecer do procurador do Ministério Público de Contas, Márcio Vasconcelos, que recomendou a rejeição das contas e aplicação de multa ao ex-secretário, além das medidas administrativas contra as empresas.   

No relatório, Jaylson Campelo apontou diversas irregularidades na prestação de contas – entre elas ausência de licitações e contratações irregulares, pagamentos não comprovados e falhas no controle interno da pasta. Ele determinou ainda a rescisão do contrato da Secretaria de Educação com a Associação de Promoção da Juventude para gestão do Parque Potycabana, medida que perdeu o objeto, visto que o referido contrato já tinha sido encerrado. 

Ainda cabe recurso da decisão. O deputado Átila Lira foi secretário de Educação de 2011 a março de 2014, quando deixou o cargo para disputar novo mandato na Câmara Federal. 

Fonte: TCE/PI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: