Cidade

Construção de 20 novas creches irá ampliar oferta de vagas

Os prédios estão sendo construídos em toda a cidade e proporcionarão a abertura de seis mil novas vagas.

Sexta - 05/01/2018 às 12:01



Foto: Rômulo Piauilino Construção de 20 novas creches
Construção de 20 novas creches

O prefeito Firmino Filho, a equipe da Superintendência de Desenvolvimento Urbano Leste (SDU Leste) e o secretário municipal de Educação, Kleber Montezuma, acompanharam, na manhã de ontem (4), o andamento das obras das creches do Programa Proinfância, situadas na zona Leste de Teresina. Os prédios estão sendo construídos em toda a cidade e proporcionarão a abertura de seis mil novas vagas. Em 2017, a Prefeitura de Teresina atendeu cerca de 25 mil alunos da Educação Infantil e, com essas novas creches, e ampliação das ofertas de vagas em 6 mil. Assim, 31 mil crianças passarão a ser atendidas.

No total, Teresina ganhará 20 creches, espalhadas por toda cidade, com o mesmo padrão do Programa Proinfância. “Essas 20 unidades irão gerar seis mil novas vagas a partir deste primeiro semestre do ano. Isso porque, em fevereiro, o prefeito começa a inaugurar as creches e, imediatamente, elas começam a funcionar”, disse Kleber Montezuma.

De acordo com o secretário, somente na zona Leste serão cinco unidades de ensino, com previsão de entrega ainda nesse primeiro semestre, segundo informa o prefeito Firmino Filho. As unidades se destacam pela ampla estrutura, salas para as mais diversas atividades, inclusive brinquedotecas. Outro diferencial é o formato do teto, termoacústico, que além de impedir influências do ruído externo no ambiente interno, permite uma melhor manutenção da temperatura local refrigerada.  

Ainda sobre o padrão dos prédios, Kleber Montezuma explica que o formato é estipulado pelo Ministério de Educação. “Esse mesmo modelo é encontrado em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, ou seja, é o que há de melhor. Aqui em Teresina a gente não encontra nenhuma creche particular melhor que essas”, afirmou.  O custo total para construção das creches é de cerca de R$ 40 milhões, através de uma parceria entre a Prefeitura de Teresina e o Governo Federal.

Além de acompanhar as obras relacionadas à educação, o prefeito Firmino Filho realizou a vistoria de outras obras na zona Leste que visam contemplar as áreas de saúde, esporte, lazer e mobilidade urbana (calçamentos).  

Fonte: Prefeitura de Teresina

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: