Constatada irregularidades no Hospital e Centro de Fisioterapia de União após fiscalização

No Centro de Fisioterapia Maria Haydée Costa Medeiros foram encontradas irregularidades como precariedade na manutenção de equipamentos


Fiscalização

Fiscalização Foto: Crefito

Uma série de irregularidades foram identificadas durante uma fiscalização do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Piauí (Crefito 14) no Centro de Fisioterapia Maria Haydée Costa Medeiros e no Hospital Dr. José da Rocha Furtado, em União. A ação foi conduzida pela agente fiscal do Crefito 14, Grazielle Alapenha, nessa terça-feira (29).

No Hospital Dr. José da Rocha Furtado, foi constatado que o setor de Fisioterapia está fechado e sem previsão de reabertura. Isso já havia sido constatado em fiscalizações anteriores, nas quais o Crefito 14 solicitou da Secretaria de Saúde que reabrisse o setor devido à necessidade dos pacientes internados.

O presidente da Comissão Provisória do Crefito 14, durante o período do processo eleitoral, Wilen Heil e Silva, destaca a importância deste setor funcionar ativamente numa unidade de saúde, em atividades como a assistência aos recém-nascidos prematuros; na assistência do partejamento, auxiliando as gestantes a realizarem parto normal e assistência aos pacientes acamados da clínica médica.

"As unidades de saúde precisam ter um profissional da área da Fisioterapia para atender aos pacientes. Recentemente, o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) reconheceu, inclusive, a atuação do fisioterapeuta na assistência à Saúde nas Unidades de Emergência e Urgência. Estes profissionais devem estar presentes em diversos setores hospitalares, como: Unidades de Terapia Intensiva-UTIs, Emergências, Pronto Atendimentos e outros setores", pontua o presidente.

No Centro de Fisioterapia Maria Haydée Costa Medeiros foram encontradas irregularidades como precariedade na manutenção de equipamentos; aparelhos sem identificação de manutenção realizada; ausência de certificados de manutenção nos aparelhos; espaço físico necessitando de adequações estruturais, como, por exemplo, reparos no piso, proporcionando acessibilidade a cadeirantes e/ou muletantes; e a construção de janelas para melhorar a ventilação do ambiente que recebe os pacientes, além da necessidade de reparos em equipamentos de rotina dos fisioterapeutas.

O Crefito 14 irá, mais uma vez, tomar as medidas necessárias junto à Secretaria de Saúde do município de União, solicitando que sejam cumpridas as normas e a população do município tenha um atendimento de qualidade em Fisioterapia.

Fonte: Ascom Crefito

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: