Saúde

Conheça mitos e verdades sobre o processo de emagrecimento

Aquele incansável ‘emagrece, engorda’, que dificulta a rotina de quem deseja perder os quilinhos extras e se livrar do efeito sanfona, parece não ter fim

Terça - 20/12/2016 às 16:12



Foto: Reprodução Obesidade
Obesidade

Dieta até parece uma sentença: pães, massas, doces, entre outros alimentos estão abolidos. Um cardápio onde só entram folhas, grãos, grelhados e água, além de contar as calorias consumidas a cada refeição, é o que norteia a maioria dos regimes. Para acertar o ponteiro da balança, o caminho é longo, e muitas pessoas apelam para as dietas extremamente restritivas, ou seguem alguma dica da moda, sem saber se sustentam a perda de peso.

Neste processo é importante lembrar que manter o peso é tão mais desafiador do que eliminá-lo. Dietas prontas têm começo, meio e fim. Uma rotina balanceada, não. Tudo cabe no prato, se houver consciência e moderação. Para ajudar a fugir de algumas ciladas, a nutricionista do HCor – Hospital do Coração, Juliana Dantas, esclarece mitos e verdades do emagrecimento e de alimentos que caíram no gosto de muita gente pela promessa de enxugar as medidas mais facilmente. Confira!

Chá verde

Verdade: o chá possui diversos compostos bioativos que podem auxiliar na redução da gordura e do peso. No entanto, seu consumo deve ser associado à alimentação adequada e saudável, além da prática regular de exercícios físicos. “Não existe um consenso quanto à dose ideal e como consumi-lo. Há estudos que sugerem que o chá verde deve ser tomado entre as refeições, para não interferir no percentual de aproveitamento dos nutrientes consumidos no almoço e no jantar”, comenta a nutricionista.

Chá de hibisco

Parcialmente verdade: a planta medicinal auxilia a reduzir a retenção de líquido e do inchaço de membros superiores e inferiores, o que pode influenciar na redução do peso corporal. Porém, isso não quer dizer que o indivíduo emagreceu com o chá de hibisco, e sim que o chá reduziu a retenção hídrica.

Gengibre

Mito: o gengibre apresenta componentes que poderiam ocasionar aumento da termogênese, ou seja, acelerar o metabolismo. No entanto, são necessários mais estudos para avaliar os reais efeitos do alimento ao organismo.

Frutas cítricas

Mito: fonte de vitaminas e fibras, as frutas cítricas possuem antioxidantes, como flavonoides, compostos fenólicos, entre outros. “Em relação aos benefícios referentes ao emagrecimento, os estudos existentes são, ainda, muito limitados. Mais pesquisas seriam precisas para obter melhores conclusões”, explica Juliana.

Gojy Berry

Mito: a fruta é considerada saudável, pois possui propriedades antioxidantes e imunomoduladores. Embora não haja comprovação científica que relacione o uso da fruta ao emagrecimento, seu consumo pode ser feito como parte da alimentação para aqueles que apreciam seu sabor.

Chia

Parcialmente verdade: a chia é rica em fibras, que retarda o esvaziamento gástrico e promove a saciedade. A nutricionista do HCor ressalta que frutas, hortaliças e cereais integrais são também importantes fontes de fibras alimentares. “Por ser um alimento com grande densidade calórica, ofertando cerca de 380 calorias por 100 gramas do alimento, seu consumo deve ser moderado”, orienta Juliana.

Fonte: Noticias ao Minuto

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: