Educação

Confira os 10 cursos mais procurados do ProUni

Ranking dos cursos mais visados do Programa Universidade para Todos tem Direito na primeira posição

Terça - 17/07/2018 às 13:07



Foto: Reprodução Aluna do ProUni
Aluna do ProUni

O Programa Universidade para Todos (ProUni) recebe todos os anos milhões de inscrições para as bolsas de estudo integrais e parciais oferecidas em várias faculdades particulares. Alguns cursos são mais procurados que outros, aumentando a concorrência por uma vaga no ensino superior.

De acordo com dados do Ministério da Educação (MEC), mais de 250 carreiras ofereceram vagas nas duas edições do ProUni 2017. Com base nesses números, separamos os 10 cursos mais procurados do ProUni. Veja a lista!

1. Direito

2. Administração

3. Pedagogia

4. Enfermagem

5. Educação Física

6. Psicologia

7. Ciências Contábeis

8. Engenharia Civil

9. Fisioterapia

10. Medicina

Direito – 355.513 inscrições

Direito lidera a lista dos cursos mais procurados do ProUni, com mais de 350 mil interessados no ano de 2017. Contribue para esse fato a existência de quase 1.300 cursos de Direito no país. O Brasil tem mais faculdades de Direito do que Estados Unidos, Europa e China juntos. Impressionante, não é?!

Administração – 338.512 inscrições

O curso de Administração não fica muito atrás do Direito em número de inscritos. Em 2017, o ProUni recebeu mais de 330 mil inscrições para a graduação. Um dos motivos pode ser o leque de opções de carreira para um graduado na área, como Administração de Empresas, Administração Pública, Marketing, Recursos Humanos, Gestão de Pessoas etc.

Pedagogia – 221.046 inscrições

Mais de 220 mil estudantes se interessaram pela carreira de pedagogo no ProUni 2017. O curso de Pedagogia permite ao profissional atuar em escolas, creches, centros de estudo e até órgãos públicos. O pedagogo pode lecionar no ensino infantil e nas quatro primeiras séries do ensino fundamental.

Enfermagem – 215.176 inscrições

Para o bem de todos os brasileiros, muitos estudantes se interessam pela carreira de Enfermagem. No ProUni 2017, foram 215 mil inscrições. O(a) enfermeiro(a) pode atuar em todos os setores do hospital, desde a pediatria neonatal até a UTI, passando pela psiquiatria, maternidade e cardiologia, por exemplo.

Educação Física – 205.232 inscrições

O curso de Educação Física não costuma ficar entre os mais concorridos dos vestibulares de universidades públicas, mas no ProUni tem bastante procura. Em tempos de sedentarismo, o educador físico é um profissional muito importante para melhorar a qualidade de vida da população. Ele pode trabalhar em escolas, academias, centros de treinamento e clínicas.

Psicologia – 169.484 inscrições

Com quase 170 mil inscrições, Psicologia é o sexto curso mais procurado do ProUni. Nos últimos anos, tem crescido a concorrência pela graduação também em universidades públicas. Uma das explicações pode ser a expansão do mercado no Brasil, empurrado pela demanda por bons profissionais. 

Ciências Contábeis – 160.261 inscrições

Não é só de cálculo de imposto de renda que vivem os profissionais de Ciências Contábeis. O amplo mercado tem impulsionado a procura pelo curso no ProUni. O contador é essencial em todas as empresas e instituições públicas, o que faz a profisão ser bastante valorizada.

Engenharia Civil – 142.439 inscrições

O Brasil viu há poucos anos uma corrida pelas vagas nos cursos de Engenharia Civil. Os investimentos em infraestrutura aumentaram a demanda por profissionais da área, que tinham garantia de emprego e bons salários assim que saíam da faculdade. Hoje, o cenário é diferente, mas a graduação ainda é bastante procurada. Mais de 140 mil estudantes concorreram a uma vaga no curso pelo ProUni em 2017.

Fisioterapia – 137.934 inscrições

Fisioterapia é outra profissão bastante procurada em universidades públicas e privadas. Os problemas de coluna causados pela má postura no trabalho e nas escolas, por exemplo, ao ficarmos sentados em frente ao computador, são corrigidos com o auxílio deste profissional. O fisioterapeuta pode atuar nas áreas de traumatologia e ortopedia, reumatologia, geriatria, cardiologia, neurologia, entre outras.

Medicina – 115.207 inscrições

Medicina ainda é, e continuará sendo por algum tempo, a profissão mais bem remunerada do Brasil. Isso reflete na procura pelo curso. Apesar das poucas vagas no ProUni, a carreira recebeu mais de 115 mil inscrições em 2017. A bolsa de estudo é de grande ajuda em um curso cuja mensalidade pode ultrapassar R$ 7 mil.

Fonte: Brasil Escola

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: